Questões na prática

Ortopedia

Com relação à osteomielite hematogênica aguda, é INCORRETO afirmar:

A
Ela é secundária a uma bacteremia. A bacteremia na infância está relacionada, entre outros motivos, a otite, faringite, sinusite e ao ato de escovar os dentes.
B
O agente etiológico mais frequentemente isolado é o Staphylococus aureus.
C
Ela acomete principalmente a região diafisária dos ossos longos.
D
O osso mais frequentemente acometido é o fêmur (27%) e depois a tíbia (22%).
E
O traumatismo local é um fator predisponente para a infecção.
Mulher de 25 anos, em consulta num posto de saúde, apresenta há 1 ano episódios frequentes de cefaleia hemicraniana esquerda de forte intensidade, com duração de até 24 horas. As crises ocorrem 4 a 5 vezes por mês, são acompanhadas de náusea, pioram em ambientes barulhentos e não respondem ao uso de paracetamol. O médico que a examinou prescreveu dois medicamentos: o primeiro, de uso diário, para prevenir as crises de cefaleia e o segundo, para ser usado somente quando houver dor. Dentre os abaixo, os medicamentos adequados são, respectivamente:
Sobre as lesões traumáticas da bexiga, é correto afirmar:
Paciente de 21 anos, casada há 2 anos, portadora da síndrome do ovário policístico, vem à consulta ginecológica para avaliação, pois deseja engravidar. Apresenta ciclos menstruais irregulares, acne e hirsutismo. Considerando que entre 50 e 80% dessas pacientes têm resistência insulínica e hiperinsulinemia, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos achados clínicos que sugerem resistência à insulina e hiperinsulinemia.
Escolar de 8 anos de idade é levado ao pronto-socorro com queixa de 24 horas de febre, cefaleia e vômitos. Ao exame físico observa-se sonolência e presença de rigidez de nuca. Liquor evidenciando 380 leucócitos, com 70% de polimorfonucleares, glicose de 22 mg/dl e proteínas de 65 mg/dl. Quais os agentes etiológicos prováveis para o caso?
Compartilhar