Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à pancreatite aguda podemos afirmar:

A
A libação alcoólica e a obstrução da papila de Vater por cálculo biliar estão entra as causas mais comuns
B
A amilase sérica apresenta-se baixa
C
A dor abdominal é mais comum em hipogástrio
D
Nunca é causa de necrosa pancreática
E
Nunca é causa de choque séptico
Um homem com 60 anos de idade vai ao posto de saúde queixando-se de dores no ombro. Após o exame clínico, o médico suspeita que possa tratar-se de uma bursite no ombro. Qual das opções é a que se associa de forma mais frequente à bursite no ombro?
Paciente lavrador, com baixa acuidade visual após trauma corneano com vegetais e, ao exame oftalmológico, apresenta ulceração corneana com secreção. Estão contraindicados:
Na infância, a localização mais comum das dermatofitoses é:
Paciente feminina, com 68 anos de idade, foi admitida no pronto-socorro com história de hematoma em membro inferior direito de início recente e espontâneo. Nega antecedente pessoal de sangramento. Ao exame físico, apresenta-se descorada +/4, com extenso hematoma em membro inferior direito e com o restante do exame físico normal. Na investigação laboratorial inicial apresentou os seguintes exames: Hb = 10,5 g/Dl, HT = 31,5%, GB 5,5 x 109/L, (bastonete = 1%, segmentados = 52%, eosinófilos = 2%, basófilos = 0%, linfócitos = 38%, monócitos = 7%), plaquetas 250 x109, tempo de tromboplastina parcial ativada prolongado (relação = 3,50) e que não foi corrigido após mistura com plasma normal (relação = 2,80), Razão Normalizada Internacional normal com valor de 1,00 e tempo de sangramento pelo método de Duke normal (2 minutos). Qual a principal hipótese diagnóstica diante desse quadro?
Compartilhar