Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à pancreatite aguda podemos afirmar:

A
A libação alcoólica e a obstrução da papila de Vater por cálculo biliar estão entra as causas mais comuns
B
A amilase sérica apresenta-se baixa
C
A dor abdominal é mais comum em hipogástrio
D
Nunca é causa de necrosa pancreática
E
Nunca é causa de choque séptico
Escolar de oito anos apresentou amigdalite pultácea há cinco dias, em tratamento com amoxicilina. Refere aparecimento de artrite de grandes e pequenas articulações, não migratória. Refere dor à mobilização de coluna cervical. Fez uso de anti-inflamatório não hormonal, sem melhora significativa. O diagnóstico mais provável e a conduta nesta criança são, respectivamente:
Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32 apresenta os seguintes resutados de exames: Ureia: 80mg%; Creatinina: 3,2mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL:28; LDL:170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Que exame complementar, dentre os abaixos, você indicaria para tentar reforçar a hipótese diagnóstica sugerida?
Uma paciente de 45 anos de idade, com um cálculo localizado no cálice médio do rim direito, medindo cerca de um centímetro, que está assintomática. Qual dos tratamentos atuais é o mais indicado?
A obesidade constitui um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A cirurgia para a obesidade é uma das formas terapêuticas encontradas para pacientes criteriosamente selecionados. Assim, qual das opções abaixo não está em concordância com os conhecimentos atuais sobre este tema:
Compartilhar