Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação à Pancreatite Aguda Grave:

A
O tratamento inicial é cirúrgico, através da necrosectomia ampla de todo leito pancreático.
B
O tratamento inicial é clínico, em Unidade de Terapia Intensiva, e após 48 - 72 horas o paciente deverá fazer tomografia computadorizada de abdome e pelve.
C
O tratamento inicial é cirúrgico, através da colecistectomia, colectomia e papilotomia cirúrgica ampla.
D
O 1º procedimento a ser realizado após o diagnóstico é a tomografia computadorizada de abdome e pelve para determinar se o tratamento é clínico ou cirúrgico.
E
No tratamento desta doença, quando existe a etiologia alcoólica, a exclusão de ingesta de álcool por 36 - 48 horas, determina uma melhora significativa do quadro clínico inicial, na maioria dos casos.
Paciente de 49 anos, sexo masculino, diabético há 5 anos e em uso de metformina. Sem outras alterações relevantes. Após repetidas medições, foi constatada hipertensão arterial sistêmica com PA = 150 x 85 mmHg. Exames de sangue e urina foram normais. Dos itens abaixo, selecione o que contém a medicação mais apropriada para este caso.
Paciente de 79 anos, sexo masculino, foi internado por pneumonia comunitária em uma enfermaria de hospital secundário. Com base nos dados obtidos na admissão, foi considerado como de risco moderado para embolia pulmonar, sendo anticoagulado com enoxaparina 60 mg SC 12/12h e solicitada TC helicoidal de tórax, que foi realizada no dia seguinte. Após saber que o resultado deste último exame foi normal, qual dos itens abaixo representa a conduta mais adequada?
Sobre as doenças da medula adrenal todas são verdadeiras, EXCETO:
Uma criança de 15 meses é levada à clínica por causa de falta de ar, intolerância aos exercícios, cianose e com choro. Além disso, a história revela que ela frequentemente se agacha durante estes episódios. No exame, um sopro sistólico áspero é verificado, mais audível ao longo da borda esternal esquerda. A radiografia de tórax revela um coração em bota, com um arco aórtico à direita. O problema cardíaco congênito mais provável é:
Compartilhar