Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Com relação à pneumonia por hipersensibilidade, assinale a alternativa CORRETA:

A
Engloba um grupo de doenças pulmonares causadas pela inalação de vários materiais antigênicos que são usualmente inorgânicos, e está associada à atopia e à eosinofilia sanguínea.
B
O lavado broncoalveolar demonstra linfocitose, com relação CD4/CD8 alta.
C
Não evolui para faveolamento na forma crônica, ao contrário da fibrose pulmonar idiopática.
D
O tratamento de escolha, além do afastamento do agente desencadeante, é o uso de ciclofosfamida.
E
O padrão tomográfico característico é a associação de nódulos centrolobulares, ou de áreas de vidro despolido fora das áreas de fibrose, ou de diversas áreas de alçaponamento lobular.
O diagnóstico de asfixia neonatal segundo a Academia Americana de Pediatria e Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia baseia-se nos seguintes fatores, exceto:
No que se refere à época adequada de aquisições e habilidades do desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta:
Durante uma colecistectomia laparoscópica eletiva, encontrou-se dificuldade durante as colocações iniciais dos trocartes. Durante a visualização da vesícula, o anestesista informa que a paciente está apresentando taquicardia (FC: 130/min) e queda da pressão arterial. Assinale a alternativa que apresenta a conduta CORRETA a ser realizada.
A incidência de otite média aguda é maior no lactente e na criança pequena do que em faixas etárias mais elevadas. Esta predisposição decorre de alguns fatores apresentados nas alternativas a seguir, EXCETO:
Compartilhar