Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Quanto ao tratamento dos sintomas na neuropatia diabética, assinale a alternativa correta.

A
A lamotrigina, um antidepressivo tricíclico, é o tratamento de escolha na fase inicial da dor neuropática.
B
Analgésicos tópicos (capsaicina) devem ser utilizados principalmente quando existirem lesões ulceradas.
C
A fludrocortisona deve ser utilizada nos casos de neuropatia dolorosa grave.
D
Os antidepressivos tricíclicos podem ser utilizados como primeira escolha na dor neuropática.
E
Os bloqueadores de canal de cálcio não devem ser utilizados nesse tipo de neuropatia.
Criança de 10 anos, previamente hígida, há 6 meses vem apresentando episódios recorrentes de fezes diarreicas sanguinolentas, dor abdominal difusa, inapetência e emagrecimento. Ao exame físico, nota-se que não cresceu e que perdeu 15% do peso em?relação à última consulta, realizada há 8 meses. O abdome está distendido, doloroso, principalmente em fossa ilíaca à direita, com descompressão brusca negativa. O hemograma revelou anemia hipocrômica e microcítica, o protoparasitológico e a coprocultura resultaram negativos, e a colonoscopia revelou alterações inflamatórias segmentares de mucosa, com presença de úlceras profundas, acometendo principalmente o cólon proximal e a região ileocecal, intercaladas com áreas de mucosa normal, incluindo o reto. A principal hipótese diagnóstica é:
O paciente J. O. C., de 75 anos de idade, chega ao serviço de pronto atendimento com dor aguda, cansaço, fraqueza muscular e sensação de câimbra nos pés após caminhada de duas quadras, obrigando-o a parar, sem melhora após alguns minutos em repouso. Relata histórico cirúrgico por dissecção aguda da aorta torácica. Ao exame: REG, corado, hidratado, TAX = 37 °C, FC = 100 bpm, FR = 21 irpm, índice tornozelo-braquial (ITB) 0,26. Lesão ulcerosa em MID sem sinais de infecção. Exames indicam leucócitos 8.000 células/mm³ sem desvio. O paciente foi submetido a operação vascular, evoluindo com febre no POI e infecção do sítio cirúrgico (ISC), posteriormente. Com relação a esse caso clínico, julgue o item a seguir. Para esse paciente, o cálculo do ITB é realizado pela relação da maior pressão arterial sistólica da artéria tibial posterior e da artéria dorsal do pé (com obtenção nos dois membros ou em apenas um, dependendo da casualidade) com a maior pressão sistólica das artérias braquiais.
Gestante com história de uso contínuo de crack não sabe a idade gestacional e não realizou pré- natal. O recém-nascido nasce prematuro com insuficiência respiratória grave e o médico desconfia de que a causa desse quadro seja hérnia diafragmática congênita. Para confirmar sua suspeita, no raio X do recém-nascido, o médico deverá encontrar:
Nos pacientes com dor orofacial decorrente de bruxismo e/ou apertamento em vigília, os dois músculos da mastigação mais afetados pela mialgia são:
Compartilhar