Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Com relação à puberdade, assinale a alternativa correta.

A
A determinação da função da tireoide, suprarrenal e a radiografia de sela túrcica é a primeira etapa na avaliação de uma criança com precocidade sexual.
B
O nível elevado de estrogênios incompatível com a idade, muito acima dos limites da maturidade sexual, sugere puberdade precoce gonadotrófica-dependente.
C
A puberdade precoce heterossexual é habitualmente de origem central.
D
As pacientes com disgenesia gonadal pura têm como característica baixa estatura, níveis baixos de FSH e LH e apresentam puberdade tardia espontaneamente.
E
A puberdade precoce assincrônica é caracterizada por um desenvolvimento puberal que se desvia do padrão normal. É encontrada na Síndrome de insensibilidade completa e incompleta aos androgênios.
Seguindo as orientações da American Heart Association (Circulation 2005;112:IV-1-IV5), é correto afirmar:
Menino de dois anos dá entrada na emergência apresentando crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas desde que foi trazido de casa, no colo da mãe, em automóvel comum. Inconsciente, apresenta saturação de oxigênio = 89%, pressão arterial, pulsos e frequência cardíaca normais. A conduta inicial imediata a ser tomada é:
Paulo, 22 anos, pedreiro, procurou seu médico de família com queixa de dor intensa há 1 hora no hálux do pé esquerdo. Relata que um tijolo caiu de sua mão atingindo a unha do hálux. Ao examiná-lo, o médico constatou hematoma subungueal. Qual o tratamento mais adequado para Paulo?
Como é conhecido o sistema internacional de colocação e posicionamento dos eletrodos de escalpo em eletrencefalografia?
Compartilhar