Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Com relação à puberdade precoce, todas as possibilidades abaixo poderão ser consideradas, exceto:

A
Pubarca precoce isolada.
B
Telarca precoce isolada
C
Administração exógena de estrógenos.
D
Tumores.
E
Stress.
Há alguns anos, você vem tratando um homem de 68 anos com ICC por cardiomiopatia dilatada. Ele se mantém compensado, apesar da fração de ejeção de 30% e do aumento global do coração. Está em uso de diurético e captopril, mas não tolerou o betabloqueador que você tentou aditar à terapia por diversas vezes. Ele adentra a emergência hospitalar com palpitação e dispneia, iniciadas poucos minutos antes. O ECG mostra fibrilação atrial com resposta ventricular rápida. Após cardioversão elétrica bem-sucedida, a droga mais indicada para a manutenção do ritmo sinusal será:
Mulher de 60 anos, diabética e com história de convulsões, consultou por desejar orientações para parar de fumar, encontrando-se motivada para realizar o tratamento. Negava sintomas depressivos. Relatou fumar 20 cigarros/dia desde os 20 anos. No teste de Fargerström, sua pontuação foi 8. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
No mecaniasmo de ação dos anticoncepcionais orais, o bloqueio da ovulação dá-se por inibição da secreção de: I. LH pelo progestogênio. II. LH pelo estrogênio. III. FSH pelo estrogênio. IV. FSH pelo progestogênio. Estão corretos somente os itens:
Paciente, 8 anos de idade, sexo masculino, apresentou, há 4 semanas, febre elevada, artralgia com presença de sinais flogísticos, que afetavam articulações dos joelhos, posteriormente tornozelos e cotovelos, impedindo os movimentos. A ausculta cardiopulmonar com presença de SS em foco mitral, taquicardia e 3ª bulha. O ecocardiograma revela discreto derrame pericárdico com insuficiência mitral. Em relação à patologia descrita, é incorreto afirmar:
Compartilhar