Com relação a secreção pancreática, podemos afirmar, exceto:
A
A enzima pancreática para digestão de gorduras é a amilase pancreática, capaz de hidrolisar gorduras neutras em ácidos graxos e monoglicerídeos
B
A amilase pancreática é capaz de hidrolisar amidos, glicogênio e outros carboidratos (exceto celulose) para formar dissacarídeos e trissacarídeos
C
As principais enzimas para digestão de gorduras são a lípase pancreática, a colesterol esterase e a fosfolipase
D
A colesterol esterase hidrolisa ésteres de colesterol
E
A fosfolipase cliva ácidos graxos de fosfolipídeos
Outras questões
As afecções urológicas, tanto benignas quanto malignas, apresentam elevada prevalência. Acerca dessas doenças, julgue o item que se segue. No tratamento da fasceíte necrosante, conhecida como gangrena de Fournier, a colostomia derivativa é indicada na fase precoce e deve ser realizada no primeiro desbridamento das áreas necrosadas.
Considere que um paciente com dor na fossa ilíaca direita há 12 horas, associada a febre e vômitos, tenha o diagnóstico clínico de apendicite e deva ser submetido a tratamento cirúrgico. Diante desse quadro clínico, julgue o próximo item. A artéria que nutre o apêndice é ramo da artéria cólica média.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue os itens a seguir. A dosagem de glicemia de jejum é mandatória em pacientes com colelitíase, em decorrência da elevada prevalência de intolerância à glicose nesses pacientes.
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Durante a esplenectomia, a secção do ligamento esplenofrênico pode ser feita sem hemostasia, pois, geralmente, esse ligamento é avascular.