Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação a secreção pancreática, podemos afirmar, exceto:

A
A enzima pancreática para digestão de gorduras é a amilase pancreática, capaz de hidrolisar gorduras neutras em ácidos graxos e monoglicerídeos
B
A amilase pancreática é capaz de hidrolisar amidos, glicogênio e outros carboidratos (exceto celulose) para formar dissacarídeos e trissacarídeos
C
As principais enzimas para digestão de gorduras são a lípase pancreática, a colesterol esterase e a fosfolipase
D
A colesterol esterase hidrolisa ésteres de colesterol
E
A fosfolipase cliva ácidos graxos de fosfolipídeos
Paciente, masculino, 79 anos, negro, ex-tabagista (2 maços/dia), sabidamente hipertenso há 7 anos em uso regular de Losartana 50mg, evolui com quadro de moderada dor em quadrantes inferiores do abdome, parestesia de membros inferiores e claudicação intermitente. A descrição do exame fisico do abdome que corrobora o diagnóstico de Aneurisma de aorta abdominal é de uma massa:
Menino, 7 anos, apresenta subitamente dor de garganta, calafrio, febre alta, cefaleia e dor abdominal. As amígdalas estão hiperemiadas, edemaciadas e recobertas por exsudato purulento. Há petéquias no palato. Palpa-se gânglio cervical doloroso à direita. O abdome é inocente. Demais dados do exame físico são normais. Em relação a esta situação são apresentadas as seguintes assertivas: I. O uso de penicilina é adequado para o caso. II. O uso de anti-inflamatórios não hormonais diminui o risco das complicações não supurativas. III. Após 48 horas de tratamento antimicrobiano adequado, não mais ocorre transmissão da doença. Qual é a alternativa correta?
Homem de 75 anos com diagnóstico de fibrilação atrial procurou o Pronto Socorro com queixas de dor persistente, parestesia, paralisia de pododáctilos e diminuição de temperatura em membro inferior esquerdo, de início súbito, há 6 horas. Não estava recebendo anticoagulação plena. O exame físico evidenciou ausência de pulsos femoral, poplíteo e distais neste membro. Com relação ao caso em questão pode-se afirmar que:
Homem, 64a, procura atendimento queixando-se de retenção urinária com abaulamento e dor na região supra púbica; há três dias febre, dor no períneo, região lombar e urgência miccional. Antecedentes Pessoais: quimioterapia para linfoma há 3 meses. Exame físico: consciente, orientado, FR= 18 irpm, T= 38,5° C, PA= 110x70 mmHg, FC= 90 bpm. Hemograma: leucócitos 1.200/mm³ (neutrófilos 55%). ESTÁ CONTRAINDICADO(A):
Compartilhar