Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

Com relação à síndrome dispéptica do idoso, podemos afirmar: I - A gastropatia por AINE é muito frequente; II - A disfagia alta pode ser uma causa para dispepsia em pacientes idosos com doença de Alzheimer; III - A endoscopia alta é um exame de primeira linha na investigação da dispepsia em idosos; IV - Os idosos dispépticos devem ser tratados com inibidor de bomba de prótons, sendo desnecessário investigação específica nessa população; São CORRETAS apenas as afirmativas:

A
I e II.
B
I e III.
C
II e III.
D
II e IV.
E
III e IV.
R.F.P., 5 anos de idade, apresenta tumor cístico palpável na linha média do pescoço, móvel a deglutição e protusão da língua, há cerca de uma semana. Mãe nega febre ou quadro infeccioso prévio. Em relação à hipótese diagnóstica desse caso, assinale a alternativa correta.
Em relação ao Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade – TDAH, NÃO é verdadeiro:
O remanescente congênito do ducto onfalomesentérico é conhecido como:
Criança nascida de parto a termo, sem intercorrências, apresenta-se com cianose refratária ao uso de 02 com Fi02 a 100%. Dentre os achados clínicos, observa-se sopro cardíaco sistólico, com padrão de sobrecarga cardíaca esquerda e hemibloqueio anterior esquerdo. No RX há padrão de hipofluxo. Com os dados acima, qual a cardiopatia mais provável?
Compartilhar