Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Com relação à úlcera péptica perfurada, considere as assertivas abaixo. I-Perfuração é a complicação mais comum da doença ulcerosa péptica. II-À exceção das pré-pilóricas, as demais úlceras gástricas devem ser biopsiadas durante o procedimento cirúrgico. III-O tratamento cirúrgico das úlceras duodenais perfuradas na maioria das vezes é bem- sucedido apenas com sutura do orifício e omentoplastia. Quais são as corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e III
E
I, II, e III
Recém nascido com 18 dias de vida, apresentando distensão abdominal e vômitos biliosos persistentes, desde o nascimento. Seio materno exclusivo. Rx de abdômen evidenciou imagem da dupla bolha. O diagnostico provável, nesse caso, é:
Que composição tem a maior parte dos cálculos coraliformes?
Vários são os fatores de risco para doença cardiovascular. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fator de risco adquirido mais importante no desenvolvimento do aneurisma de aorta abdominal.
Paciente, 55 anos de idade, acompanhado no ambulatório de cirurgia do aparelho digestivo com diagnóstico de megacólon chagásico, evolui com dor de forte intensidade de início subido em perna e pé à direita, associado a frialdade, palidez e diminuição de sensibilidade em artelhos. Paciente não estava em uso de medicação que não fosse uso esporádico de laxantes e negava história de tabagismo. Realizado o diagnóstico sindrômico de oclusão arterial aguda, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o local mais acometido por essa complicação, nesse perfil de paciente.
Compartilhar