Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Com relação à ultrassonogra?a no exame preventivo do câncer da mama, assinale a alternativa correta.

A
É indicada principalmente em mamas gordurosas, onde a mamografia não apresenta imagem real.
B
Tem precisão de 95% a 100% na diferenciação entre massas sólidas e císticas na mama.
C
É capaz de detectar as microcalcificações, e constitui dado importante na prevenção do câncer da mama.
D
Constitui método fiel e indicado para o rastreio do câncer da mama, em pacientes com idade superior a 35 anos.
E
Constitui método de eleição para o agulhamento da mama, como orientação para biópsia.
Menino, lactente de sete meses de idade, há seis horas começou com vômitos biliosos, crises de choro com períodos de acalmia, distensão abdominal e evacuações com muco e sangue. São diagnósticos possíveis deste quadro:
Homem de 60 anos com queixa de diminuição do jato urinário, esforço para iniciar a micção, sensação de esvaziamento vesical incompleto e nictúria três vezes por noite há cinco anos, evoluindo com piora no último ano. Refere que tais sintomas o incomodam e diminuem sua qualidade de vida. Não apresenta comorbidades, nem faz uso de medicamento. Ao toque retal apresenta próstata de aproximadamente 50 cm3 parenquimatosa, consistência fibroelástica, limites precisos e sem nódulos. Exames complementares: PSA total = 3,6 / PSA livre = 1,2 / Creatinina = 1,0 / Urina 1 = normal / Urocultura = negativa US de Vias Urinárias = rins sem alterações e ausência de dilatação do trato urinário. Bexiga com contornos regulares, sem espessamentos da parede. Próstata (transabdominal) com volume de 48,6 cm3, sem projeção intravesical. Volume vesical pré-miccional de 358 ml e pós-miccional de 80 ml. Considerando as informações acima, a melhor opção para o tratamento do paciente é:
Atualmente, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é reconhecido como o principal agente causal da bronquiolite. Durante surtos epidêmicos de VSR, 80% das bronquiolites são causadas por esse vírus. Para orientação dos pais quanto à profilaxia dessa doença é importante saber a faixa etária mais suscetível ao VSR. A profilaxia pode ser feita pelo uso de anticorpo monoclonal humanizado e deve ser aplicado: I- RN prematuros com idade gestacional "menor ou igual a" 28 semanas, se < 12 meses no início da estação; II- Portador de Broncodisplasia pulmonar, se < 24 meses no início da estação; III- RN prematuros com idade gestacional 33 a 35 semanas, se < 24 meses no início da estação; IV- Portador de cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica se < 24 meses no início da estação.
RN com característica de Síndrome de Down, iniciou com aproximadamente 12 h de vida, vômitos de caráter progressivo, tornando-se biliosos. Havia relato na história gestacional de polidrâmnio. Ao exame físico o abdome não apresentava distensão, porém foram visualizadas ondas peristálticas. Realizado radiografia de abdome que evidenciou a presença de dupla bolha. Diante desses dados, a principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar