Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Com relação ao acesso vascular para nutrição parenteral, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A via mais comumente empregada em adultos é a punção infraclavicular da veia subclávia.
B
A punção da veia jugular é segura e efetiva.
C
O PICC (cateter central de inserção periférica) é seguro em neonatos.
D
A dissecção da veia jugular interna com tunelização do cateter é segura e permite manter cateteres de longa permanência.
E
A via venosa central é necessária devido à alta osmolaridade das emulsões lipídicas.
Na Artrite Reumatoide, drogas modificadoras do curso da doença devem ser indicadas logo no início do tratamento, não havendo superioridade significativa de nenhuma destas. Entretanto, a toxicidade destas drogas deve ser monitorada da seguinte forma:
Um paciente do sexo masculino, 25 anos, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar, bilateral, com irradiação para raiz das coxas, de início há quatro meses. Refere que acorda durante a noite pela dor e, quando caminha, a dor melhora. Qual a principal hipótese diagnóstica para esse caso?
Com relação à esclerodermia, assinale a alternativa incorreta.
Paciente masculino, 45 anos, retorna para consulta após apendicectomia executada há cinco dias. Na avaliação você observa presença de secreção purulenta na cicatriz operatória. Na avaliação laboratorial por bacterioscopia foi relatada a presença de bacilos Gram negativos. Entre as alternativas abaixo assinale aquela que contem a bactéria causadora mais provável:
Compartilhar