Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Com relação ao acesso vascular para nutrição parenteral, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A via mais comumente empregada em adultos é a punção infraclavicular da veia subclávia.
B
A punção da veia jugular é segura e efetiva.
C
O PICC (cateter central de inserção periférica) é seguro em neonatos.
D
A dissecção da veia jugular interna com tunelização do cateter é segura e permite manter cateteres de longa permanência.
E
A via venosa central é necessária devido à alta osmolaridade das emulsões lipídicas.
Em caso de lactente com irmão portador de leucemia em tratamento quimioterápico, deve ser contraindicada a vacina:
Uma escolar de 9 anos apresenta cefaleia intensa, tonturas e urina escura há 24 horas. No exame clínico, são significativos os seguintes achados: frequência cardíaca de 110 bpm; PA 175/110mmHg e T: 36,9ºC. O diagnóstico mais provável para esse quadro clínico é:
Analise as seguintes afirmações sobre vasculites sistêmicas primárias: I - A púrpura de Henoch-Schönlein é uma vasculite imunomediada associada ao depósito de Imunoglobulina A (lgA). O achado histopatológico característico desta patologia é uma vasculite leucocitoclástica, com presença de restos de neutrófilos, acompanhada de depósitos de imunocomplexos contendo IgA nos órgãos afetados; II - A doença de Kawasaki, também denominada síndrome do linfonodo mucocutânea, é uma condição frequentemente autolimitada, com febre e manifestação de inflamação aguda durando ao redor de 12 dias sem terapia. Contudo, complicações como aneurisma de artéria coronária, comprometimento da função miocárdica com insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, arritmia e oclusão arterial periférica podem ocorrer levando a um aumento da morbidade e da mortalidade; III - Arterite de Takayasu é uma vasculite sistêmica que atinge predominantemente mulheres jovens e acomete a aorta, seus ramos primários e as artérias pulmonares. Está CORRETO o que se afirma em:
Paciente de 52 anos de idade, masculino, com diabetes mellitus tipo II, apresenta início súbito de diplopia. O exame neurológico revela paralisia do III nervo. Qual a característica da paralisia do III nervo?
Compartilhar