Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Com relação ao atendimento inicial a um recém-nascido em sala de parto, pode-se afirmar que:

A
a anamnese materna deve ser realizada após o nascimento do bebê para se obter informação quanto a doenças maternas como hipertensão e diabetes.
B
na presença de um bebê deprimido e com líquido amniótico meconial deve-se aspirar traqueia sob visualização direta logo após colocação do RN sob calor radiante.
C
imediatamente após o nascimento deve ser avaliado o Apgar do bebê para então se proceder a manobras de reanimação.
D
a aspiração das narinas do recém-nascido deve ser feita em primeiro lugar, seguida de aspiração da boca.
Em relação aos quadros de choque, assinale a opção correta.
Em relação ao calendário de imunização do PNI é correto afirmar:
Mulher de 32 anos encontra-se na fase ativa do trabalho de parto. O residente de plantão identificou, pela ausculta com sonar de 60 segundos, contagem de batimentos fetais = 174 bpm. A conduta mais adequada neste momento é:
Uma menina de 10 anos, com diagnóstico de obesidade moderada, sem outros fatores de risco para doença cardiovascular, apresentou glicemia = 90 mg/dl, colesterol total = 251 mg/dl, HDL - colesterol = 30 mg/dl, LDL - colesterol = 195 mg/dl, VLDL - colesterol = 26 mg/dl e triglicerídeos = 130 mg/dl. Os exames foram repetidos após duas semanas, com resultados semelhantes. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para a abordagem terapêutica inicial para esta criança é, além de programa de atividade física, dieta com as seguintes características:
Compartilhar