Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Com relação ao atendimento inicial a um recém-nascido em sala de parto, pode-se afirmar que:

A
a anamnese materna deve ser realizada após o nascimento do bebê para se obter informação quanto a doenças maternas como hipertensão e diabetes.
B
na presença de um bebê deprimido e com líquido amniótico meconial deve-se aspirar traqueia sob visualização direta logo após colocação do RN sob calor radiante.
C
imediatamente após o nascimento deve ser avaliado o Apgar do bebê para então se proceder a manobras de reanimação.
D
a aspiração das narinas do recém-nascido deve ser feita em primeiro lugar, seguida de aspiração da boca.
Lactente de seis meses, portador de tetralogia de Fallot, apresenta, pela manhã, logo após despertar, quadro de agitação, choro inconsolável, hiperpneia e cianose intensa e progressiva, evoluindo para síncope. Durante estas “crises”, a conduta terapêutica tem como principal objetivo:
Com relação à classificação de estado físico pela Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA), numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda; 1. Paciente de 57 anos, feminino, com HAS controlada e colecistite aguda calculosa; 2. Paciente de 62 anos, masculino, cirrótico por ETOH, Child C, com perfuração de cólon após paracentese abdominal; 3. Paciente de 72 anos, masculino, com enfisema pulmonar e hipertensão pulmonar moderada, com oclusão arterial aguda em membro inferior esquerdo; 4. Paciente de 16 anos, feminino, hígida, com diagnóstico de hérnia umbilical pequena redutível; ( ) ASA V.; ( ) ASA I.; ( ) ASA III.; ( ) ASA II. Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA na coluna da direita, de cima para baixo.
A categoria C5 da classificação CEAP sobre insuficiência venosa crônica significa:
Em relação às complicações metabólicas e nutricionais das cirurgias bariátricas, assinale a alternativa correta.
Compartilhar