Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Com relação ao atendimento inicial a um recém-nascido em sala de parto, pode-se afirmar que:

A
a anamnese materna deve ser realizada após o nascimento do bebê para se obter informação quanto a doenças maternas como hipertensão e diabetes.
B
na presença de um bebê deprimido e com líquido amniótico meconial deve-se aspirar traqueia sob visualização direta logo após colocação do RN sob calor radiante.
C
imediatamente após o nascimento deve ser avaliado o Apgar do bebê para então se proceder a manobras de reanimação.
D
a aspiração das narinas do recém-nascido deve ser feita em primeiro lugar, seguida de aspiração da boca.
O megacólon congênito em crianças, também chamado de doença de Hirschsprung, pode ser diagnosticado através de vários exames complementares. Assinale aquele que NÃO faz parte dos exames desejados para o diagnóstico dessa doença.
Menina de 4 anos foi trazida à emergência com história de hipertonia, trismo e opistótono de início súbito. Na admissão, encontrava-se acordada, consciente e chorosa. Qual o agente tóxico mais provável?
Paciente com 36 anos com nódulo em testículo direito há 2 meses e sem filhos. Qual sua conduta?
Paciente será submetido a tratamento cirúrgico (videocolecistectomia) pela manhã, às 07 horas, porém, em virtude de intensa sede, durante a madrugada, mais exatamente às 03h00min do dia da operação, bebe metade de um copo de 250 ml de água com açúcar. Em relação ao conceito atual de conduta no pré-operatório, assinale a resposta correta.
Compartilhar