Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação ao câncer gástrico assinale a afirmativa CORRETA:

A
A gastrite atrófica não é uma lesão com potencial de malignidade.
B
Os pólipos hiperplásicos com mais de 2 cm são potencialmente malignos.
C
A Vitamina C confere um efeito protetor para o câncer gástrico.
D
O tumor de Krukenberg é uma neoplasia ovariana com metástase gástrica.
Menina, de 10 anos, está na 4ª série. Os professores queixam-se que ela é distraída, inquieta e costuma faltar à escola. Ela consegue se concentrar apenas durante a primeira hora e gosta de atividades ao ar livre. Para fazer a lição de casa, leva horas, tem a ajuda da mãe, mas com frequentes conflitos. Durante a consulta médica, a menina é razoavelmente calma e focada. QI = 132. O quadro descrito é sugestivo de:
O índice de Apgar é um método objetivo de quantificar a condição do recém-nascido e é útil para se obter informações sobre o estado geral e a reação à reanimação. Qual seria o valor do índice de APGAR, de um recém-nascido que após as medidas de reanimação apresentava respiração irregular, frequência cardíaca maior que 100 bpm, movimento ativo, corpo rosado, extremidades cianóticas e choraminga?
Sobre o Trauma Renal é CORRETO afirmar:
O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção cuja finalidade é de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas precocemente, podem levar à deficiência intelectual e causar outros comprometimentos à qualidade de vida. Em Santa Catarina, quais são as situações clínicas rastreadas pelo Programa de Triagem Neonatal. Assinale a correta. I. Fenilcetonúria/Hiperfenilalaninemias; II. Hipotireoidismo Congênito; III. Fibrose Cística; IV. Hiperplasia Congênita de Supra Renal; V. Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias; VI. Deficiência de Biotinidase; VII. Galactosemia; VIII. Mucopolissacaridoses.
Compartilhar