Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Com relação ao diagnóstico das hepatites virais, podemos afirmar:

A
Paciente com sorologia anti-VHA IGG (+) e anti-VHA IgM (-) precisa ser vacinado para hepatite A.
B
Sorologia HBsAG (-) anti-HBc IGG (+) e anti-HBs(+) indica infecção passada e imunidade para o vírus B.
C
Sorologia anti-HBc IgM (+) faz o diagnóstico de hepatite aguda C.
D
Paciente anti-VHC (+) possui anticorpos protetores contra hepatite C.
E
Paciente anti-VHC (+) e PCR VHC (-) apresenta infecção ativa pelo vírus hepatite C.
Menino, 3 anos de idade, encaminhado da unidade básica de saúde para avaliação de tumor abdominal. A mãe afirma ter notado a presença desta alteração durante o banho na última semana. Refere que seu filho era previamente hígido e sem comorbidades, com exceção de episódios de febre baixa (38C), recorrente nos últimos 15 dias. Ao exame físico, nota-se criança em bom estado geral, eupneica, hidratada, hemodinamicamente normal; abdome com abaulamento em flanco esquerdo, relacionado à tumoração abdominal endurecida, pouco móvel, indolor, localizada a aproximadamente 8 cm do rebordo costal esquerdo. A Radiografia de abdome realizada na origem observa-se presença de imagem volumosa radiopaca, com efeito de massa em flanco esquerdo, deslocando alças intestinais para a direita e ausência de sinais radiológicos sugestivos de obstrução intestinal. Considerando a investigação do tumor abdominal na infância, qual é o primeiro exame de imagem a ser realizado e o diagnóstico mais provável para o caso clínico descrito?
Comparece em sua unidade uma gestante de 32 semanas buscando aconselhamento, pois o ultrassom pré-natal do primeiro trimestre evidenciou gastrósquise, no feto. Nas ultrassonografias de controle, notam-se alças intestinais não recobertas por membranas, com ausência de dilatações, exteriorizadas em relação à parede abdominal anterior associado a sinais de crescimento intra-uterino restrito. Dentre as alternativas, indique aquela que corresponde a MELHOR CONDUTA a ser tomada, neste momento.
O cisto do conduto de Nuck ocorre:
Jovem, em investigação de infertilidade masculina, é diagnosticado com varicocele à esquerda, sendo proposta a correção cirúrgica. A principal complicação cirúrgica relacionada à piora do espermograma no pós-operatório é:
Compartilhar