Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Com relação ao diagnóstico das hepatites virais, podemos afirmar:

A
Paciente com sorologia anti-VHA IGG (+) e anti-VHA IgM (-) precisa ser vacinado para hepatite A.
B
Sorologia HBsAG (-) anti-HBc IGG (+) e anti-HBs(+) indica infecção passada e imunidade para o vírus B.
C
Sorologia anti-HBc IgM (+) faz o diagnóstico de hepatite aguda C.
D
Paciente anti-VHC (+) possui anticorpos protetores contra hepatite C.
E
Paciente anti-VHC (+) e PCR VHC (-) apresenta infecção ativa pelo vírus hepatite C.
Paciente vem a consulta com o objetivo de realizar rastreamento para câncer de próstata. Em relação a este rastreamento, assinale a assertiva correta:
São admitidos dois pacientes no pronto socorro com hipótese de intoxicação exógena, com as seguintes características clínicas: PACIENTE I: transpiração intensa; PA = 170 X 100 mmHg; pulso = 120 bpm; agitação; ressecamento de mucosas; T = 38 °C e episódio convulsivo. PACIENTE II: alteração do estado mental; respiração superficial; pupilas mióticas; pulso = 50 bpm e PA = 100 x 50 mmHg. Das abaixos, as drogas mais prováveis, como etiologia, são, respectivamente:
Homem de 25 anos foi vítima de ferimento por arma de fogo em face lateral de coxa direita. Não tem orifício de saída. Tem um grande hematoma no terço distal da coxa e aumento significativo do volume da panturrilha direita. Reclama de muita dor na perna direita. Não tem pulso poplíteo, nem pedioso nem tibial posterior. O tempo de enchimento capilar do hálux direito é >10 s. Neste hospital, você não dispõe de arteriografia nem tem cirurgião vascular. A transferência para serviço que dispõe de cirurgia vascular demora, pelo menos, 6 horas. Dentre os procedimentos abaixo, qual é o mais apropriado para preservar o membro, nesta situação?
Homem de 68 anos, sem comorbidades, totalmente assintomático, procura urologista para realizar exame da próstata. Ao exame físico apresenta próstata de 50 gramas, fibro-elástica, sem nódulos. PSA = 4,2 ng/dL. Submetido à biópsia prostática que revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 6 (3+3) em 5% de 2 fragmentos entre 12 analisados. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar