Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação ao diagnóstico de diverticulite aguda, assinale a alternativa INCORRETA.

A
O enema opaco baritado deve ser sempre solicitado para determinar se existe perfuração do cólon.
B
O hemograma pode estar normal ou com alterações mínimas.
C
A desvantagem da ultrassonografia é que o espessamento intestinal é achado inespecífico e pode ocorrer também em outras doenças.
D
O paciente pode apresentar sintomas urinários associados.
E
Em geral a febre é moderada e raramente passa dos 38,5 ºC.
As convulsões neonatais são consideradas as manifestações mais importantes de disfunção neurológica no recém-nascido. A história familiar da gestação, do parto e os exames físico e neurológico detalhados do recém-nascido são as etapas iniciais para o diagnóstico. A respeito do tratamento inicial desta entidade a droga de escolha para as crises convulsivas e a primeira a ser indicada é:
Recém-nascido com 48 horas de vida, idade gestacional de 31 semanas, peso de 1.500 gramas, apresenta três episódios de pausa respiratória, cada um de 20 a 25 segundos de duração. Nestes três episódios, a frequência cardíaca caiu de 140 para 100 bpm, a criança permaneceu sem movimentação e com oximetria de 75 %. Entre os episódios, entretanto, o bebê apresenta atividade normal, frequência respiratória 50 mpm. A dosagem de glicose no sangue é de 50 mg/dl e o cálcio sérico é 8 mg/dl. Os episódios de pausa respiratória da criança são provavelmente por:
Cássio, 20 anos, jogador de vôlei, teve um trauma na mão direita e evoluiu com dor intensa à palpação e mobilização da articulação interfalângica distal do dedo anular, edema moderado e limitação funcional. Feito diagnóstico clinicorradiológico de dedo em martelo, foi indicada cirurgia, devido ao grau de desvio com flexão > 30°. Essa flexão da articulação em questão deve-se à lesão:
No teste do pezinho é feito triagem para fenilcetonúria (PKU). Com relação a essa patologia é correto afirmar:
Compartilhar