Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Com relação ao diagnóstico do diabetes mellitus, é INCORRETO afirmar:

A
O diabetes tipo 1B corresponde a pacientes com diabetes tipo 1 sem marcadores indicativos de processo autoimune destrutivo das células beta.
B
O diabetes tipo 1 mais frequentemente se desenvolve antes dos 30 anos de idade, porém 5 a 10% dos indivíduos que desenvolvem diabetes após os 30 anos têm diabetes tipo 1.
C
A maior parte das pacientes com diabetes gestacional persiste com diabetes ou intolerância à glicose após o parto.
D
O termo “não insulinodependente” está sendo abandonado porque muitos pacientes com diabetes tipo 2 eventualmente requerem insulina para controle da glicemia.
E
Pacientes com diabetes tipo 2 podem reverter para a categoria de intolerância à glicose com a perda de peso.
Qual das enzimas abaixo se encontra mais elevada nas distrofias musculares?
Menina, 12 anos, trazida ao PS com história de dor de garganta há 5 dias acompanhada de gânglios no pescoço, tendo iniciado tratamento com amoxilina há 2 dias e que, após o uso deste, notou manchas avermelhadas pelo corpo. Ao exame físico, apresenta-se febril, com rash maculopapular róseo em todo o corpo. Amígdalas hipertrofiadas e recobertas por exsudato esbranquiçado, adenomegalias cervicais bilaterias, fígado a 3 cm do apêndice xifoide e baço a 2 cm do rebordo costal esquerdo. A hipótese a ser considerada é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico a seguir. Paciente veio à consulta por apresentar icterícia, náuseas e desconforto abdominal, quadro iniciado há 3 semanas. Exames laboratoriais iniciais mostraram aumento de bilirrubinas conjugadas e de transaminases hepáticas. O achado de ............ positivo define o diagnóstico de ............. aguda.
No tratamento da dor crônica, que grupo de fármacos constitui a primeira escolha para melhorar o padrão do sono?
Compartilhar