Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação ao diagnóstico e tratamento da apendicite aguda, pode-se afirmar, EXCETO:

A
A intensificação da dor abdominal e o aparecimento de febre alta (39° e 40°) sugerem perfuração do apêndice.
B
O sinal do psoas está presente mais comumente nos casos de apendicite retrocecal
C
A TC de abdômen é bem mais específica e sensível do que a ultrassonografia abdominal no diagnóstico da apendicite aguda.
D
O tratamento clínico é muito pouco eficaz e deve ser indicado somente na impossibilidade de tratamento cirúrgico.
Considerando a falha do DIU como método utilizado na anticoncepção, analise as a?rmativas a seguir: I. Na gravidez intrauterina, com DIU localizado no fundo uterino e ?os não localizados no exame especular, o DIU deve ser deixado no lugar, e a paciente deve ser advertida sobre os sintomas de infecção. II. O diagnóstico da gravidez intrauterina, na vigência do uso de DIU sem a visualização dos ?os, exige uma ultrassonogra?a. Em caso positivo, a gravidez deve ser interrompida através da curetagem uterina total. III. Na gravidez com DIU, é recomendável a retirada do mesmo se os ?os forem visualizados e o saco gestacional estiver acima do dispositivo intrauterino. IV. Na gravidez com DIU associado à progesterona, com os ?os visualizados, é recomendável a manutenção do mesmo, devido ao efeito protetor da progesterona sobre a gravidez. Assinale a alternativa correta.
Com relação à endometriose, considere as a?rmativas. I. Os locais mais frequentes da implantação são as vísceras pélvicas e o peritônio, onde são implantados tanto as glândulas endometriais como o estroma do endométrio. II. A menstruação retrógrada ocorre em 70% a 90% das mulheres, sendo mais comum nas mulheres com endometriose. III. O CA-125 constitui marcador importante para a suspeita diagnóstica da endometriose ou câncer dos ovários. IV. A endometriose afeta gravemente a fertilidade, sendo contraindicada a terapêutica através da fertilização assistida. Assinale a alternativa correta.
Com relação ao rastreamento de aneuploidias durante o primeiro trimestre da gestação, assinale a alternativa correta.
Lactente, 2 anos há 4 dias tem apresentado oligúria, palidez cutâneo­ mucosa, petéquias e equimoses. Há 1 semana teve quadro diarréico e fezes com muco e sangue. Exames laboratoriais: Ureia 65 Creatinina 1,5 Sumário de urina: hematúria ++ e proteinúria +. Para complementar o diagnóstico mais provável a esse caso, você deveria solicitar:
Compartilhar