Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Com relação ao dispositivo intrauterino (DIU), considere as assertivas abaixo: I - O DIU somente poderá ser inserido 6 meses após o parto. II - O índice de expulsão do DIU diminui na proporção inversa ao tempo de inserção. III - O uso de antibioticoterapia na inserção do DIU deve ser prescrito para os casos em que houver suspeita de infecção pélvica. Quais são as corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e III
E
I, II e III
Paciente, 58 anos de idade, apresenta ao toque retal, próstata aumentada de tamanho (40 g), superfície lisa, parenquimatosa, sulco mediano presente. A dosagem do PSA sérico total revelou níveis de 11,5 mg/ml em duas amostras diferentes. A conduta é:
Paciente, 64 anos de idade, com hemiparesia esquerda há 6 horas e tomografia computadorizada não evidenciando sinais de hemorragia cerebral. Quais os próximos passos na investigação diagnóstica?
Considere as afirmações abaixo sobre quimioprofilaxia para tuberculose em pacientes adultos HIV-positivos. I) Está indicada quando não há evidência de tuberculose ativa e a reação à prova tuberculínica é maior ou igual a 5 mm. II) Está indicada quando a radiografia de tórax é anormal, sugerindo cicatriz radiológica de tuberculose sem tratamento anterior, e a possibilidade de tuberculose ativa ter sido descartada. III) É feita com associação de isoniazida e rifampicina. Assinale a alternativa correta:
Paciente do sexo feminino 47 anos descobre em exame de rotina lesão de 8 x 7 cm ocupando os segmentos VII e VIII do fígado com diagnóstico tomográfico de hemangioma. A paciente é assintomática, porém está insegura, pois tem medo que a lesão malignize ou rompa espontaneamente. A melhor conduta seria:
Compartilhar