Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Com relação ao exame neurológico da criança podemos afirmar que:

A
O reflexo do paraquedista é demonstrado quando se gira manualmente a cabeça do lactente para um lado, ocorrendo extensão do membro superior do lado correspondente à direção da face e flexão da extremidade contralateral.
B
A ausência do reflexo de Moro no RN a termo é sombria, sugerindo disfunção significativa do SNC.
C
A fontanela anterior pode fechar-se normalmente a partir de seis meses, embora a média seja de 18 meses.
D
O sinal de Gowers é característico de lesão cerebral.
E
O sinal de Romberg positivo indica lesão do primeiro neurônio motor.
Ao ser chamado para assistência ao recém-nascido em sala de parto, você é informado de que a gestação é a termo, a mãe tem pré-natal completo e sem intercorrências, o trabalho de parto durou cerca de cinco horas, as membranas foram rompidas no ato e o líquido amniótico é claro e com grumos. No momento do nascimento, o período expulsivo foi prolongado e o bebê nasce em apnéia. A conduta inicial MAIS APROPRIADA será: Referência: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA - Curso de reanimação Neonatal.
Recém-nascido a termo, idade gestacional 38 ½ semanas, nascido de parto natural com peso = 3460g, Apgar 8/9, evoluiu com máculas eritematosas em todo tegumento e pústulas em face, tronco e abdome. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é:
No atendimento aos politraumatizados, segundo a orientação do ATLS (Advanced Trauma Life Suport®), podemos dizer que a afirmativa INCORRETA é: (Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição).
Na resposta endócrina e metabólica ao trauma, a magnitude da resposta é proporcional à magnitude do agente lesivo. As alterações se iniciam a partir da incisão cirúrgica e desencadeiam uma sequência de eventos endócrinos. Entre as respostas ao trauma, abaixo descritas, existe uma afirmativa que NÃO É VERDADEIRA. Assinale-a. Referência: MARGARIDO, N. F. Manual de Metabologia Cirúrgica. Editora Atheneu, 2009.
Compartilhar