Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Com relação ao exame neurológico da criança podemos afirmar que:

A
O reflexo do paraquedista é demonstrado quando se gira manualmente a cabeça do lactente para um lado, ocorrendo extensão do membro superior do lado correspondente à direção da face e flexão da extremidade contralateral.
B
A ausência do reflexo de Moro no RN a termo é sombria, sugerindo disfunção significativa do SNC.
C
A fontanela anterior pode fechar-se normalmente a partir de seis meses, embora a média seja de 18 meses.
D
O sinal de Gowers é característico de lesão cerebral.
E
O sinal de Romberg positivo indica lesão do primeiro neurônio motor.
Com respeito à artrite gotosa, julgue o item. A identificação, em material proveniente de aspirado articular ou de um tofo de cristais de urato de sódio, com localização extracelular ou no interior de neutrófilos, semelhantes a agulhas, negativamente birrefringentes ao microscópio de luz polarizada, permite confirmar o diagnóstico em pacientes com suspeita de gota.
A respeito de doenças sexualmente transmissíveis e de corrimento vaginal, julgue o item que se segue. A combinação de úlcera genital dolorosa e adenopatia inguinal supurativa sugere o diagnóstico de cancroide. O diagnóstico definitivo requer a identificação da Clamydia trachomatis, e o tratamento de escolha é a azitromicina.
Acerca de diabetes e hipertensão na gravidez, julgue o item a seguir. A prevenção da pré-eclâmpsia é controversa porque a etiologia permanece obscura. Porém, pode-se prevenir com segurança o aparecimento de manifestações clínicas desse problema por meio do uso de fármacos como aspirina, cálcio e vitamina E.
No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. A radiografia do tórax de um paciente apresentou infiltrado reticulogranular difuso sem broncograma aéreo e silhueta cardíaca de limites imprecisos. Nessa situação, podem ser admitidos os seguintes diagnósticos clínicos: pneumonia bacteriana por Streptococcus agalactie, doença da membrana hialina e hemorragia pulmonar.
Compartilhar