Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação ao GIST, é CORRETO afirmar:

A
É o tumor mesenquimal mais comum do trato gastrintestinal.
B
60 a 70% estão localizados no intestino delgado
C
Histologicamente são provenientes de células do músculo liso do aparelho digestivo
D
Acomete, principalmente, indivíduos velhos, entre a 6ª e 7ª décadas de vida.
O processo de trabalho do médico em saúde mental vem sofrendo rápidas mudanças induzidas pelas políticas de saúde propostas e implantadas pela Reforma Psiquiátrica. Os leitos psiquiátricos no Brasil foram reduzidos de 72.514 em 1996 para 32.681 em 2010. Ao mesmo tempo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) foram ampliados de 295 em 2000 para 1.650 em 2011. Esses processos de mudança resultam em:
Mulher de 32 anos, nulípara, residente em Magé é atendida no ambulatório, apresentando amenorreia e queixa de náuseas e vômitos incoercíveis. Ao exame físico a mesma se apresenta hipocorada +/4+, desidratada ++/4+, emagrecida FC 100 bpm. Devemos encontrar nos exames complementares:
No caso de uma ecocardiografia de um recém-nascido que confirma o diagnóstico pré-natal de uma cardiopatia congênita denominada Tetralogia de Fallot, pode-se afirmar que:
Assistência adequada ao parto é fundamental para o bom prognóstico materno-fetal. Acerca desse assunto julgue o item que se segue. A episiotomia é uma incisão realizada na vagina e períneo com objetivo de alargar a passagem do feto durante o trabalho de parto e, quando indicada, deve ser executada após o pólo fetal distender o períneo e lesar superficialmente a pele.
Compartilhar