Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Com relação ao hemangioma da infância, é correto afirmar:

A
É malformação capilar que involui espontaneamente, e a conduta é expectante.
B
É tumoração vinhosa que involui espontaneamente, e a conduta é tratamento a laser.
C
É malformação capilar que não involui espontaneamente, e a conduta é tratamento a laser.
D
É tumoração vinhosa que involui espontaneamente, e a conduta é expectante.
E
É tumoração vinhosa que não involui espontaneamente, e a conduta é a ressecção cirúrgica.
Nódulos de Heberden e Bouchard são característicos de:
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. No Brasil, em pacientes com tuberculose pós-primária, é comum o achado radiológico de massas no interior do parênquima pulmonar, com porção central necrosada - as chamadas cavitações, frequentemente vista nos segmentos apicais posteriores dos lobos superiores ou nos segmentos superiores dos lobos inferiores.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. Segundo as mais recentes recomendações do Ministério da Saúde, em todos os pacientes sintomáticos respiratórios, ou seja, nas pessoas maiores de 15 anos que busquem serviços de saúde por qualquer motivo e apresentem queixas de tosse e expectoração por três semanas ou mais, deve-se realizar tomografia computadorizada de alta resolução devido a sua elevada sensibilidade e especificidade na detecção de atividade da doença tuberculosa.
Com respeito à artrite gotosa, julgue o item. A identificação, em material proveniente de aspirado articular ou de um tofo de cristais de urato de sódio, com localização extracelular ou no interior de neutrófilos, semelhantes a agulhas, negativamente birrefringentes ao microscópio de luz polarizada, permite confirmar o diagnóstico em pacientes com suspeita de gota.
Compartilhar