Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Com relação ao hiperandrogenismo, assinale a alternativa correta.

A
O hirsutismo constitui-se na manifestação mais frequente de excesso de androgênios nas mulheres.
B
Os pêlos mais dependentes dos androgênios suprarrenais incluem os pêlos axilares e pubianos.
C
A testosterona circulante ligada à globulina de fixação dos hormônios sexuais (GLHS) é considerada a fração biologicamente ativa do androgênio.
D
O hirsutismo é definido como a presença de pêlos em locais androgênios-dependentes, nos quais normalmente não deveriam surgir em mulheres.
E
Para que a testosterona exerça seus efeitos biológicos sobre os tecidos-alvos, deve ser convertida em seu metabólito ativo, a diidrotestosterona, através da 5 alfa redutase.
O residente da reumatologia foi chamado para avaliar um paciente masculino de 69 anos em pós-operatório de 24 horas de uma gastrectomia total por neoplasia gástrica. De comorbidades, o paciente apresentava quadro de gota no passado e estava em uso de colchicina 0,5 mg ao dia, antes da cirurgia. Era também hipertenso em uso de hidroclorotiazida 25 mg ao dia. Havia apresentado um aumento súbito e muito doloroso do joelho direito, 12 horas depois do término da cirurgia. Ao exame físico, havia evidência de artrite de joelho direito, com derrame articular, aumento da temperatura e leve hiperemia. O manejo mais adequado desse paciente inclui:
Uma criança com leucemia aguda apresenta Hb = 6,0 g/dl, leucócitos = 350.000/mm³ e plaquetas = 15.000/mm³. Entre os cuidados emergenciais, sabe-se que NÃO se deve prescrever:
Acerca da puberdade, assinale a alternativa INCORRETA.
Após ressecção distal extensa de intestino delgado (íleo), o paciente apresenta efeitos relacionados à absorção. A partir desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar