Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Com relação ao hiperandrogenismo, assinale a alternativa correta.

A
O hirsutismo constitui-se na manifestação mais frequente de excesso de androgênios nas mulheres.
B
Os pêlos mais dependentes dos androgênios suprarrenais incluem os pêlos axilares e pubianos.
C
A testosterona circulante ligada à globulina de fixação dos hormônios sexuais (GLHS) é considerada a fração biologicamente ativa do androgênio.
D
O hirsutismo é definido como a presença de pêlos em locais androgênios-dependentes, nos quais normalmente não deveriam surgir em mulheres.
E
Para que a testosterona exerça seus efeitos biológicos sobre os tecidos-alvos, deve ser convertida em seu metabólito ativo, a diidrotestosterona, através da 5 alfa redutase.
Considere as seguintes situações de dissecção aguda da aorta tipo B: 1. Desobstrução de ramos viscerais, com ou sem uso de stents. 2. Fenestração endovascular na presença de isquemia grave de membro inferior. 3. Implante de stent na luz verdadeira, em dissecções não complicadas. 4. Implante de endoprótese recoberta, em paciente clinicamente instável, sem envolvimento abdominal. A terapia endovascular NÃO está justificada em consensos no(s) caso(s):
Nos quadros de colangite, não podemos considerar como sinal clássico da Pêntade de Reynolds:
Qual é o transtorno de motilidade esofágica mais comumente encontrado em nosso meio?
Na investigação de um paciente com disfagia de longa data foi realizado raio X de esôfago que mostrou megaesôfago grupo IV (pela classificação de Rezende). Nesse caso, a cirurgia que oferece piores resultados com recidiva precoce dos sintomas é:
Compartilhar