Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Com relação ao hiperandrogenismo, assinale a alternativa correta.

A
O hirsutismo constitui-se na manifestação mais frequente de excesso de androgênios nas mulheres.
B
Os pêlos mais dependentes dos androgênios suprarrenais incluem os pêlos axilares e pubianos.
C
A testosterona circulante ligada à globulina de fixação dos hormônios sexuais (GLHS) é considerada a fração biologicamente ativa do androgênio.
D
O hirsutismo é definido como a presença de pêlos em locais androgênios-dependentes, nos quais normalmente não deveriam surgir em mulheres.
E
Para que a testosterona exerça seus efeitos biológicos sobre os tecidos-alvos, deve ser convertida em seu metabólito ativo, a diidrotestosterona, através da 5 alfa redutase.
Paciente, 52 anos de idade, G4P3A1, queixa-se de sangramento pós-coital há 7 meses. Relata, ainda, fluxo genital com mau cheiro há 15 dias. Coitarca aos 15 anos. Relata passado de sífilis e ser tabagista desde os 17 anos, fumando atualmente uma carteira por dia. Ao exame físico, TA: 100 X 70 mmHg, PR: 80 bpm. Exame segmentar sem alterações. Exame especular revela lesão exofítica de 2,0 cm em lábio anterior do colo uterino. Dos tipos de HPV a seguir, os que estão relacionados ao câncer cervical são:
Com relação à cianose da criança em cardiopatia congênita é, correto afirmar:
Paciente de 60 anos, sem comorbidades prévias, no quinto dia de pós-operatório de gastrectomia parcial por tumor gástrico de antro com reconstrução a BII, evolui com febre, dispneia, distensão e dor à descompressão brusca do abdome. O diagnóstico mais provável para esse paciente é:
Paciente de 25 anos de idade com febre e dor intensa no baixo ventre. Ao toque bimanual, refere dor à mobilização do colo uterino. Palpa-se massa anexial E. Os exames complementares revelam: Hb = 13 g, Hematócrito = 38%, Leucócitos = 15.600/mL (12% bastonetes, 60% segmentados, 1% eosinófilos, 18% linfócitos) VHS = 50 e proteína C reativa = 32 mg/dL. A ultrassonografia transvaginal mostra imagem cística anexial de conteúdo espesso, medindo 4 cm de diâmetro. A conduta imediata é:
Compartilhar