Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hematologia

Com relação ao infarto de miocárdio, assinale a alternativa verdadeira:

A
Na microscopia, além das alterações nucleares, ocorre aumento da basofilia celular.
B
As alterações macroscópicas são visíveis em geral a partir de 4 horas de infarto.
C
A obstrução da artéria coronária circunflexa esquerda é responsável pela maioria dos casos.
D
A necrose acompanha-se de reação inflamatória aguda visível microscopicamente 2 horas após o infarto.
E
No infarto o mecanismo predominante de morte celular é a apoptose.
Em relação às distopias testiculares, assinale a alternativa incorreta.
Um paciente com doença arterial obstrutiva crônica será submetido a um by-pass aortofemoral direito. Em relação a esse procedimento, considerando a classificação das cirurgias em relação à contaminação e à profilaxia antimicrobiana recomendada, é CORRETO afirmar que se trata de uma:
Julgue o item que se segue, relativo ao caso clínico de uma paciente de 40 anos de idade portadora de litíase biliar sintomática. Se a paciente apresentar quadro de pancreatite biliar leve, é indicada a extração de cálculos por CPRE.
Um paciente de 70 anos de idade, com insuficiência hepática compensada, pesando 65 kg, foi operado de uma hérnia inguinal, sob anestesia local. O anestésico disponível é a lidocaína 2% com vasoconstritor. O paciente é monitorizado e recebe 5 mg de midrazolan para sedação. O cirurgião infiltra a região inguinal usando 20 ml do anestésico e, 5 minutos após, o paciente apresenta tremores musculares, náuseas, hipotensão, bradicardia e torna-se confuso. Qual deve ser a conduta do cirurgião?
Compartilhar