Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação ao infarto lacunar, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Reflete doença arterial dos vasos penetrantes que suprem o tálamo.
B
Reflete doença arterial dos vasos penetrantes que suprem a cápsula interna.
C
Reflete doença arterial dos vasos penetrantes que suprem os gânglios da base.
D
Pode ser a manifestação inicial de uma embolia vaso-vaso.
E
Associa-se, com frequência, a edema cerebral extenso.
Em algumas situações devem-se realizar cirurgias preventivas ao desenvolvimento de tumores malignos. Dentre as alternativas abaixo, pode-se afirmar que há relação da doença com o surgimento de tumores malignos, EXCETO em:
Para cada paciente com síndrome genética ou infecção (números romanos) escolha o tumor mais provavelmente associado (números arábicos) e assinale a alternativa correta. Cada síndrome ou infecção se correlaciona apenas com um tumor. I - Criança de 7 anos com infecção pelo Vìrus Epstein-Barr. II - Criança de 2 anos com Síndrome de Down. III - Menino de 6 anos com Síndrome de Beckwith-Wiedemann. IV - Menino de 10 anos com neurofibromatose tipo II. A. Leucemia mielóide aguda. B. Retinoblastoma. C. Linfoma de Burkitt. D. Tumor de Wilms. E. Neuroblastoma. F. Tumor cerebral. G. Neuroma do acústico.
A classificação de De Bakey para os aneurismas de aorta, considera o local envolvido na dissecção (Tipos I, II e III). Quando a dissecção origina-se na aorta ascendente e se estende por toda a aorta, é classificada como:
Julgue o item subsequente, acerca de queda ocorrida com paciente idoso. Há uma associação bem estabelecida entre o uso de psicoativos e quedas, sendo os antidepressivos, os ansiolíticos, os neurolépticos e os hipnóticos os medicamentos mais envolvidos nesses episódios.
Compartilhar