Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Em ato de solidariedade a um amigo, procurou o centro de Hematologia (CH) para doação de sangue. Um mês depois, recebeu uma carta do CH por ter sido identificado um marcador de hepatite B, o anti-HBc total e orientação para procurar serviço médico. Ao ser atendido, na anamnese e ao exame clínico nada foi encontrado de anormal. Solicitados os seguintes marcadores virais: anti-HCV negativo, HBsAg negativo e anti-HBs positivo. A hipótese mais provável baseada nos dados acima é:

A
Hepatite B crônica.
B
Hepatite C crônica.
C
Hepatite B curada.
D
Vacinado contra hepatite B.
E
Hepatocarcinoma por vírus B.
As doenças orificiais são comuns em proctologia. Assinale a alternativa CORRETA:
Portador de transtorno bipolar em uso continuado de neuroléptico desenvolve movimentos estereotipados envolvendo os músculos faciais inferiores (oro-buco-línguo-mastigatória). A hipótese diagnóstica obrigatória para o caso é:
Paciente com história de 25 anos de etilismo pesado dá entrada no pronto-socorro por hematêmese. Na admissão, apresenta-se hipocorado; ictérico; com pressão arterial = 120 x 70 mmHg; pulso = 100; torporoso. Apresenta ginecomastia e eritema palmar. Abdome globoso, flácido, com macicez móvel. Sem <i>deficit</i> neurológico focal. Qual das assertivas é CORRETA em relação ao caso apresentado?
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Compartilhar