Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação ao mecanismo básico de secreção de ácido clorídrico, podemos afirmar:

A
Quando estimuladas, as células parietais secretam uma solução ácida que contém cerca de 160 milimoles de ácido clorídrico por litro
B
o ph desta solução é de ordem de 6,9, extremamente alcalino
C
A concentração de íons hidrogênio é cerca de 20 milhões de vezes maior do que a do sangue arterial
D
Para atingir tamanha concentração de íons hidrogênio são necessárias somente 200 calorias de energia por litro de suco gástrico
E
As células principais também secretam ácido clorídrico
Recém-nascido, peso de 4.020 g, nascido de parto vaginal, com extração difícil na hora do parto, apresenta membro superior direito em adução e rotação interna do braço e pronação do antebraço. O reflexo de Moro é ausente deste lado e a preensão palmar é preservada. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente do sexo feminino, 45 anos, 60 kg, submetida à gastrectomia subtotal distal no tratamento de carcinoma gástrico distal, sem intercorrências anestésico-cirúrgicas. No pós-operatório imediato, a paciente recebeu 2000 ml de SGI 5% e 27 ml de NaCl 20%; apresentou 900 ml de diurese, não apresentando perdas adicionais, o que concorreu para um balanço hídrico positivo nesse período. Em relação à prescrição de hidratação venosa para o 1° dia pós-operatório (para 24 horas) assinale a opção INCORRETA:
Em relação à analgesia pós-operatória podemos afirmar, EXCETO:
Na fisiopatologia da artrite séptica, quais articulações apresentam metáfise intracapsular que permite a penetração da bactéria na articulação?
Compartilhar