Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação ao mecanismo básico de secreção de ácido clorídrico, podemos afirmar:

A
Quando estimuladas, as células parietais secretam uma solução ácida que contém cerca de 160 milimoles de ácido clorídrico por litro
B
o ph desta solução é de ordem de 6,9, extremamente alcalino
C
A concentração de íons hidrogênio é cerca de 20 milhões de vezes maior do que a do sangue arterial
D
Para atingir tamanha concentração de íons hidrogênio são necessárias somente 200 calorias de energia por litro de suco gástrico
E
As células principais também secretam ácido clorídrico
Qual o fator mais frequente para abortamento espontâneo recorrente?
Homem de 18 anos sofreu ferimento por arma de fogo na região torácica, com grande perda sanguínea. Chegou ao pronto-socorro em franco estado de choque hipovolêmico, onde recebeu rápida infusão de solução cristaloide. Havia indicação precisa para administração de concentrado de hemácias e toracotomia de urgência. Que conduta imediata tomar em relação à hemotransfusão?
Mulher, 26 anos, secundigesta, com teste para gravidez (?hCG - 500mUI/ml) positivo. Pela data da última menstruação, a idade gestacional é de 5 semanas e 3 dias. O exame obstétrico revela útero de volume levemente aumentado, com colo amolecido, principalmente na região do istmo, além de ocupação dos fundos de saco vaginais. Não há sangramento nem leucorreia. As evidências clínicas de gravidez, observadas no exame obstétrico, são considerados sinais de:
A Otite Externa Maligna (OEM) é uma infecção grave que se relaciona com a DM, acomete o canal auditivo externo e a base do crânio, podendo apresentar importante morbimortalidade. Diante de tal caso, aponte a alternativa CORRETA.
Compartilhar