Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Com relação ao papilomavírus humano (HPV), é correto afirmar: Dados: NIC= neoplasia intraepitelial cervical

A
Mulheres contaminadas pelo vírus da imunodeficiênciahumana (HIV) apresentam as mesmas taxas de neoplasia cervical pelo HPV que mulheres não infectadas pelo HIV.
B
Dados epidemiológicos mostram que, em geral, a infecção pelo HPV é um fator isolado suficiente para o desenvolvimento de câncer cervical, independentemente da presença de outros fatores.
C
O tabagismo pode dificultar os efeitos do HPV no surgimento da NIC, pois causa metaplasia do epitélio cérvico-vaginal.
D
A maioria das mulheres imunocompetentes tem remissão espontânea da infecção pelo HPV nos primeiros anos.
E
A maioria das NIC I e NIC II associadas à infecção pelo HPV progridem para NIC III ou para câncer invasivo.
No início da gravidez, frequentemente detectam-se os seguintes sinais: amolecimento do istmo, preenchimento dos fundos de saco vaginais, assimetria uterina e lanugem facial. Pela ordem, o nome desses sinais é:
A utilização de corticosteroide na terapêutica do hirsutismo estará indicada na presença de níveis elevados de:
Sobre a hanseníase, considere as seguintes afirmativas: 1. O diagnóstico de hanseníase deve ser confirmado pela histopatologia. 2. Na hanseníase lepromatosa, os nódulos, as placas e as áreas endurecidas constituem locais ótimos de biópsia. 3. A hanseníase lepromatosa não está associada à hipergamaglobulinemia difusa. 4. Os fármacos usados no tratamento da hanseníase incluem a dapsona, a clofazimina e a rifampicina. 5. Alguns aminoglicosídeos possuem ação contra o Mycobacterium leprae. Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta, em relação à asma:
Compartilhar