Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Com relação ao papilomavírus humano (HPV), é correto afirmar: Dados: NIC= neoplasia intraepitelial cervical

A
Mulheres contaminadas pelo vírus da imunodeficiênciahumana (HIV) apresentam as mesmas taxas de neoplasia cervical pelo HPV que mulheres não infectadas pelo HIV.
B
Dados epidemiológicos mostram que, em geral, a infecção pelo HPV é um fator isolado suficiente para o desenvolvimento de câncer cervical, independentemente da presença de outros fatores.
C
O tabagismo pode dificultar os efeitos do HPV no surgimento da NIC, pois causa metaplasia do epitélio cérvico-vaginal.
D
A maioria das mulheres imunocompetentes tem remissão espontânea da infecção pelo HPV nos primeiros anos.
E
A maioria das NIC I e NIC II associadas à infecção pelo HPV progridem para NIC III ou para câncer invasivo.
De acordo com as novas recomendações da Academia Americana de Cardiologia (American Heart Association), qual a relação de compressões torácicas e ventilação que deve ser utilizada para realizar a reanimação de pacientes (crianças acima de 1 ano e adultos) na presença de apenas 1 socorrista (compressões:ventilação)?
Fumante desde a juventude, uma artesã de 35 anos tinha febre, dor abdominal e massa palpável no flanco direito. Uma RMN sugeriu carcinoma de células renais, o que foi referendado pela histopatologia. Com o avúnculo, ela aprendera a esculpir figuras indígenas em toras de madeira reciclada. No cenário acima, o dado clinicoepidemiológico que indubitavelmente está em consonância com a história natural clássica do tumor é:
Paciente do sexo feminino, 26 anos, portadora de hemorroidas grau II. O tratamento mais indicado é:
É certo afirmar a respeito da crise convulsiva febril:
Compartilhar