Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Com relação ao planejamento familiar, é correto afirmar: I- em adolescentes, nas primeiras relações sexuais, o método contraceptivo preferencial é o anticoncepcional hormonal oral de microdosagem. II- o DIU não deve ser utilizado em mulheres com sangramento anormal não diagnosticado. III- uma abordagem que contemple as crenças religiosas, culturais e sociais dos casais é imprescindível, antes que se recomende a utilização de qualquer método contraceptivo.

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
Marque a alternativa FALSA sobre a fisiologia do ciclo menstrual.
Relacione a condição com o agente etiológico da pneumonia e assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA: I - Fibrose cística. II - Síndrome da imunodeficiência adquirida. III - Trabalho em torres de refrigeração. IV - Alcoolismo. a - Klebsiella pneumoniae. b - Pseudomonas aeruginosa. c - Legionella pneumophila. d - Pneumocystis jiroveci.
Com respeito à asma, marque a alternativa CORRETA:
Com relação ao atendimento no PS de um paciente 30 anos vítima de trauma penetrante em tórax, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e selecione a sequência correta: ( ) Quando há hematoma de mediastino ou hematoma extrapleural apical deve-se considerar a possibilidade de lesão traumática de um grande vaso; ( ) São sinais radiológicos de ruptura traumática de aorta: alargamento de mediastino, obliteração de cajado aórtico, estreitamento da linha paratraqueal, rebaixamento do brônquio fonte principal esquerdo e hemotórax à esquerda; ( ) A drenagem de tórax é feita anterior a linha axilar média, 5º EIC, através da incisão de 2 cm e inserção do dreno em direção posterior e superior, procurando desta forma obter a drenagem de ar e sangue; ( ) Lesões de diafragma por trauma penetrante produz perfurações pequenas, que podem levar até anos para herniar, já as lesões por trauma contuso produzem perfurações grandes que levam a herniações mais precoces; ( ) A hipotensão recorrente em paciente com ruptura traumática de aorta que chega ao PS, é devido geralmente a um sangramento na própria artéria aorta.
Compartilhar