Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação ao quadro clínico de um paciente de 33 anos de idade, que se queixa de dor intensa do abdome superior nas últimas 6 horas, associada a náuseas e vômitos e aos sinais de Grey Turner e de Cullen, assinale a opção correta.

A
Esse paciente apresenta a forma clássica de manifestação da colangite aguda supurativa.
B
Nesse caso, o primeiro exame a ser solicitado é a endoscopia digestiva alta.
C
No quadro em questão, os sinais prognósticos de Ranson podem ser aplicados.
D
Nesse paciente, valores elevados de amilasemia se correlacionam com a gravidade da doença.
E
No caso em apreço, há indicação para prescrição de antibiótico venoso de amplo espectro.
Lactente, 18 meses, sexo masculino, vem apresentando febre elevada (39,8o C) por 9 dias e, na evolução, foram relatados: exantema maculopapular generalizado, adenomegalia cervical, hiperemia conjuntival sem secreção, descamação nos lábios, edema dos dedos das mãos e dos pés. Das complicações abaixo, a que é mais específica da doença representativa deste caso é:
O professor de anatomia do primeiro semestre da Faculdade de Medicina da UFC pergunta para a turma de onde vem a inervação motora dos músculos do dorso. Qual, dentre as opções abaixo é a resposta correta para o questionamento?
Sobre infecção respiratória aguda são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: () A maioria das infecções respiratórias em crianças menores de cinco anos de idade, inclusive as pneumonias, é de etiologia viral; () O risco de etiologia bacteriana é diretamente proporcional à duração da doença; () As rinorreias mucopurulentas geralmente indicam infecção bacteriana; () Os anti-inflamatórios não-hormonais podem alterar a resposta imunológica e apresentam risco de reações adversas; () Radiografia de seios de face não é indicado para lactentes e pré-escolares. Assinale a alternativa correta:
Menina de 12 anos foi trazida à consulta por queixas de prurido no couro cabeludo, quadro iniciado há 30 dias e que está aumentando de intensidade. Ao exame físico, apresentava lesões papulosas, eritematosas e erosadas na região cervical, além de corpos ovoides, esbranquiçados e bem aderidos aos fios de cabelo. Com base neste quadro clínico, assinale a assertiva incorreta.
Compartilhar