Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Com relação ao rastreamento de aneuploidias durante o primeiro trimestre da gestação, assinale a alternativa correta.

A
O Doppler de ducto venoso é um exame que pode ser utilizado no rastreamento de cardiopatias fetais.
B
O período mais adequado para realização da translucência nucal é 10 semanas.
C
A presença do osso nasal confirma o diagnóstico de síndrome de Down.
D
Translucência nucal alterada isoladamente é um forte preditor de síndrome de Down.
E
A translucência nucal é avaliada por ecografia endovaginal.
Após ressecção distal extensa de intestino delgado (íleo), o paciente apresenta efeitos relacionados à absorção. A partir desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
O Índice de Bishop avalia fatores determinantes para a progressão ou não do trabalho de parto, não estando incluído entre eles:
Qual(is) afirmação(ões) abaixo está(ão) CORRETA(S)? I. A recuperação de uma isquemia de pequenos vasos frequentemente começa horas ou dias após o início, mas na maioria dos casos há incapacidade grave e permanente. II. A complicação de uma gravidez ou o período pós-parto ou septicemia favorecem o aparecimento da doença de Moyamoya. III. Manifestações clínicas motoras e sensoriais ocorrem por infarto na parte ventro-lateral do tálamo. IV. Hemiparesia motora pura ocorre por infarto no braço posterior da cápsula interna ou basis pontis, e quase sempre estão envolvidos a face, o braço e a perna. V. Trombose das artérias penetrantes causam lacunas, sendo os principais fatores de risco a hipertensão arterial e a idade.
A tuberculose, doença prevenível e curável, constitui ainda hoje uma ameaça para a Saúde Pública no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa o 14º lugar entre os 23 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar