Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação ao refluxo gastroesofágico (RGE) na infância, considerar as assertivas abaixo: I - O relaxamento transitório do esfíncter esofágico inferior, sem correlação com a deglutição, é considerado o mecanismo fisiopatológico mais importante do RGE. II - Os episódios de vômitos podem ser reduzidos se a criança, ao receber a alimentação, que deve ser hipercalórica, com alto teor de gordura e em pequenas quantidades, estiver sentada. III - A pHmetria esofágica de 24 horas é o exame que apresenta melhores sensibilidade e especificidade. É (São) correta(s) a(s) assertiva(s):

A
Apenas a I.
B
Apenas a II.
C
Apenas a III.
D
Apenas a I e a III.
E
Todas as assertivas.
Sobre os adenocarcinomas gástricos, é CORRETO afirmar:
A infecção causada pelo vírus Herpes Simplex Tipo II (HSV II) ocorre por um derrame viral na pele ou em membrana das mucosas acometidas. A seguir, os anticorpos neutralizantes são produzidos no início da infecção e persistem, mas não previnem recidivas da fase ativa da doença. Baseados nesse contexto, podemos afirmar que em relação à patogenicidade e à transmissibilidade do HSV II:
Um médico plantonista atende uma jovem vítima de estupro. Em seguida ele recomenda um esquema profilático de antibiótico terapia, todos em dose única, em associação visando a uma proteção contra a sífilis, clamídia, trichomonas e gonorreia, respectivamente. Assinale, desse modo, a sequência e dose CORRETAMENTE recomendada:
Uma adolescente é atendida em um pronto-socorro, em estado geral grave. O médico plantonista constata diagnóstico de gravidez ectópica (tubárea) com hemorragia. A paciente evolui pra um quadro clínico de choque. Nesse caso, qual é a melhor conduta?
Compartilhar