Em uma colonoscopia, encontra-se um pólipo de 2,5 cm com pedículo longo no sigmoide distal, o qual foi ressecado na sua base. O exame anátomo-patológico mostrou adenocarcinoma bem diferenciado na cabeça do pólipo, com invasão da mucosa. Não há invasão de linfáticos do pedículo até a sua porção proximal. Qual o melhor tratamento para esse paciente?
A
Quimioterapia adjuvante.
B
Retossigmoidectomia abdominal com anastomose colorretal baixa.
C
Ressecção transanal do que restou do pedículo.
D
Não precisa de nenhum outro tratamento. Acompanhamento e repetição da colonoscopia em 6 meses.
E
Radioterapia adjuvante.
Outras questões
Considere uma mulher de 40 anos, portadora de uma doença hemolítica desde criança e que, numa USG pélvica, descobre ter cálculos em vesícula biliar dos quais ela é assintomática. Sobre esses cálculos, é CORRETO afirmar que:
Sobre o fígado, assinale a alternativa INCORRETA.
Lactente de 6 meses de idade, com excelente crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor até os 4 meses começou a apresentar progressivamente maior sonolência e letargia, até que parou de adquirir novas habilidades motoras. O exame clínico é normal. A vacinação está atualizada. Mamou ao seio, exclusivamente até os 3 meses de idade, quando iniciou frutas e, mais recentemente, deixou de mamar ao seio. A mãe nega episódios febris, reação vacinal, convulsões, quedas. Diante desse quadro, qual a conduta correta?
Um menino com 9 anos de idade apresenta febre baixa e mal estar há 3 dias e dor de garganta e tosse há 2 dias. O raio X de tórax revela a presença de broncopneumonia com infiltrado unilateral em lobo médio direito. A opção foi pelo tratamento ambulatorial. Dos antibióticos abaixo, é indicado: