Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Com relação ao suporte nutricional dos pacientes críticos internados em UTI, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Pacientes com encefalopatia hepática podem se beneficiar com uma dieta enriquecida com aminoácidos de cadeia ramificada.
B
Pacientes com insuficiência hepática grave estão com maior risco de hipoglicemia e devem receber inicialmente soluções de glicose a 10%.
C
Pacientes dependentes de ventilação mecânica podem se beneficiar de uma dieta com restrição de carboidratos.
D
Os ácidos graxos gama-linolênico e eicosapentaenóico têm atividade anti-inflamatória e podem ser benéficos para pacientes com injúria pulmonar aguda.
E
Pacientes com insuficiência renal e sob diálise diariamente necessitam de restrição na administração de proteínas.
Um menino de 6 anos, vacinado com BCG ao nascer, filho de mãe recém-diagnosticada para tuberculose por baciloscopia de escarro positiva, teve uma reação de 11 mm à prova tuberculínica. Sua avaliação clinica e radiografia do tórax não apresentam alterações. A conduta indicada é:
A chamada Tríade da Fissura Anal Crônica é caracterizada por:
Augusto, 34 anos, chega à Unidade Básica de Saúde queixando-se de estar “alterado” há 08 meses. Conta que evita contato com as pessoas, sente-se totalmente desestimulado no trabalho e percebe perda das emoções e do prazer, além de déficit de atenção e dificuldade para responder perguntas. Declara que os colegas do trabalho querem ocupar seu cargo na empresa e, por isso, fazem piadas e comentários, às escondidas, da sua situação, o que o deixa mais isolado. Nítido descuido da aparência pessoal. Assinale o diagnóstico mais provável:
Recém-nascido a termo com 12 horas de vida encontra-se ictérico, até Zona III de Kramer. Seu tipo sanguíneo é A, Rh positivo, Teste de Coombs direto positivo. Trata-se do terceiro filho de puérpera cujo tipo sanguíneo é O, Rh negativo, Teste de Coombs indireto negativo. O diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada para o caso são:
Compartilhar