Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Com relação ao suporte nutricional dos pacientes críticos internados em UTI, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Pacientes com encefalopatia hepática podem se beneficiar com uma dieta enriquecida com aminoácidos de cadeia ramificada.
B
Pacientes com insuficiência hepática grave estão com maior risco de hipoglicemia e devem receber inicialmente soluções de glicose a 10%.
C
Pacientes dependentes de ventilação mecânica podem se beneficiar de uma dieta com restrição de carboidratos.
D
Os ácidos graxos gama-linolênico e eicosapentaenóico têm atividade anti-inflamatória e podem ser benéficos para pacientes com injúria pulmonar aguda.
E
Pacientes com insuficiência renal e sob diálise diariamente necessitam de restrição na administração de proteínas.
O quadril de uma criança apresentando exame físico com teste Ortolani (-) e Barlow (+) podemos dizer que o mesmo é:
Adolescente de 15 anos de idade previamente hígida é levada ao serviço de urgência com relato de febre há 3 dias, acompanhada de dor no hemitórax direito. Ao exame: 39ºC, taquicardia, murmúrio vesicular diminuído em 1/3 inferior do hemitórax direito. Radiologia do tórax revela consolidação na base direita. Neste caso, o agente etiológico mais provável e seu antibiótico de escolha é:
Mulher, 55 anos, apresenta formigamento em ambas as mãos, não associado a esforço ou atividade manual intensa. Sem doença pregressa. Ao exame físico, apresenta teste de Phalen positivo e, ao teste discriminativo digital, refere diminuição da sensibilidade dos dedos polegar, indicador e médio. ENMG recente aponta lentificação da velocidade sensitiva e motora do estímulo no punho. A síndrome mais provável dessa paciente é a do:
Masculino, 16 anos, consulta em UBS por febre, cefaleia, tosse e dor de garganta iniciados há três dias. Ao exame, observam-se adenite cervical, exsudato amigdaliano e hiperemia intensa de orofaringe. Recebe penicilina benzatina, mas retorna após 48hs por persistência da febre. Seu exame físico permanece igual. Qual o diagnóstico mais provável e conduta adequada?
Compartilhar