Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Com relação ao Teste de Tolerância Oral à Glicose devemos considerar que:

A
Os seus resultados são reprodutíveis e não são influenciados por fatores, tais como idade, dieta, condições clínicas, função gastrointestinal, medicações e estado emocional.
B
Os valores atuais de normalidade tanto para a glicemia de jejum como para a glicemia após a sobrecarga de glicose foram baseados em estudos que avaliaram os níveis preditores da presença de retinopatia. Entretanto, sabemos que as concentrações de glicemia são um continuum e que o desenvolvimento da micro e da macroangiopatias diabéticas deve estar relacionado com diferentes níveis de glicemia.
C
Os níveis de HbA1c são avaliados por ensaios bem padronizados e apresentam uma correlação significante com os níveis de glicemia de jejum ou pós-prandial por isso são os preferidos para o diagnóstico do diabetes atualmente.
D
Não é possível a sua interpretação sem a avaliação concomitante dos níveis de insulina plasmática e do peptídeo-C sérico.
E
O seu valor preditivo para o diagnóstico de diabetes aumenta quando realizamos a dosagem concomitante de insulina porque assim podemos analisar a resistência e a reserva de insulina concomitantemente.
Sobre insuficiência venosa crônica, assinale a alternativa correta.
Durante o processo de reanimação neonatal,
Considere as assertivas abaixo em relação aos Aneurismas da Aorta Abdominal (AAA). I- O AAA em mulheres ocorre em idade mais avançada e tende a romper mais tardiamente quando comparado com o AAA em homens. II- Familiares de primeiro grau de pacientes com AAA apresentam risco mais elevado do que a população geral. III- O aumento da prevalência de AAA nas últimas décadas não pode ser explicado exclusivamente pelo avanço dos métodos de diagnóstico por imagem, podendo estar relacionado a fatores epidemiológicos. Quais são corretas?
Na cirurgia dos tumores de parede torácica. Assinale a assertativa correta.
Compartilhar