Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Com relação ao Teste de Tolerância Oral à Glicose devemos considerar que:

A
Os seus resultados são reprodutíveis e não são influenciados por fatores, tais como idade, dieta, condições clínicas, função gastrointestinal, medicações e estado emocional.
B
Os valores atuais de normalidade tanto para a glicemia de jejum como para a glicemia após a sobrecarga de glicose foram baseados em estudos que avaliaram os níveis preditores da presença de retinopatia. Entretanto, sabemos que as concentrações de glicemia são um continuum e que o desenvolvimento da micro e da macroangiopatias diabéticas deve estar relacionado com diferentes níveis de glicemia.
C
Os níveis de HbA1c são avaliados por ensaios bem padronizados e apresentam uma correlação significante com os níveis de glicemia de jejum ou pós-prandial por isso são os preferidos para o diagnóstico do diabetes atualmente.
D
Não é possível a sua interpretação sem a avaliação concomitante dos níveis de insulina plasmática e do peptídeo-C sérico.
E
O seu valor preditivo para o diagnóstico de diabetes aumenta quando realizamos a dosagem concomitante de insulina porque assim podemos analisar a resistência e a reserva de insulina concomitantemente.
Homem, 67 anos, procura atendimento médico queixando-se de rouquidão há 45 dias. Tem antecedente de etilismo e tabagismo. APÓS EXAME FÍSICO, A PROPEDÊUTICA DIAGNÓSTICA É REALIZAR:
Homem de 70 anos comparece ao clínico geral com queixa de dores no flanco direito há três meses, de leve a moderada intensidade e contínua, astenia e perda ponderal de 12 kg no período. Nega alteração do hábito intestinal (uma evacuação a cada dois a três dias), com fezes de consistência ressecada e com esforço evacuatório. Traz hemograma com hemoglobina = 8,6 g/dl e microcitose/hipocromia. Antecedente de nefrolitíase e episódios de pielonefrite. Exame físico com massa palpável no flanco direito. Considerando o diagnóstico mais provável, qual o exame com maior especificidade?
No manejo de uma criança com diagnóstico de miocardite aguda, não estaria indicada a utilização de:
Qual o achado semiológico mais característico encontraríamos no paciente com uma massa hípofisaria e hipotalâmica?
Compartilhar