Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Com relação ao Teste de Tolerância Oral à Glicose devemos considerar que:

A
Os seus resultados são reprodutíveis e não são influenciados por fatores, tais como idade, dieta, condições clínicas, função gastrointestinal, medicações e estado emocional.
B
Os valores atuais de normalidade tanto para a glicemia de jejum como para a glicemia após a sobrecarga de glicose foram baseados em estudos que avaliaram os níveis preditores da presença de retinopatia. Entretanto, sabemos que as concentrações de glicemia são um continuum e que o desenvolvimento da micro e da macroangiopatias diabéticas deve estar relacionado com diferentes níveis de glicemia.
C
Os níveis de HbA1c são avaliados por ensaios bem padronizados e apresentam uma correlação significante com os níveis de glicemia de jejum ou pós-prandial por isso são os preferidos para o diagnóstico do diabetes atualmente.
D
Não é possível a sua interpretação sem a avaliação concomitante dos níveis de insulina plasmática e do peptídeo-C sérico.
E
O seu valor preditivo para o diagnóstico de diabetes aumenta quando realizamos a dosagem concomitante de insulina porque assim podemos analisar a resistência e a reserva de insulina concomitantemente.
Um paciente afrodescendente, 64 anos, queixa-se de dores ósseas, fadiga, astenia, soluços e emagrecimento. Ele traz, à consulta, resultados de exames complementares previamente feitos, que revelam: (a) anemia normocrômica e normocítica; (b) hipercalcemia acentuada (14,2 mEq/l); (c) hiperglobulinemia; (d) retenção de ureia e creatinina séricas; e (e) lesões líticas, sem halo de esclerose, na calota craniana, coluna vertebral, costelas e ilíacos. Acerca do caso mencionado, são feitas as seguintes assertivas, uma das quais é FALSA. Qual?
Após um episódio de crise convulsiva febril, o risco para epilepsia subsequente pode ser estimado pela análise de vários fatores. Assinale a alternativa correta.
Qual das alternativas abaixo contém elementos para diagnóstico de artrite reumatoide:
Em qual das alternativas abaixo encontra-se uma situação clínica em que se faz necessário o tratamento da bacteriúria assintomática?
Compartilhar