Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Preventiva

Infectologia

Com relação ao tétano, marque a alternativa incorreta:

A
No Brasil, as metas atuais para o tétano acidental e neonatal são de eliminação e erradicação, respectivamente
B
A vacinação de mulheres em idade fértil é uma das medidas de controle do tétano neonatal
C
Gestantes não podem ser vacinadas com a vacina anti-tetânica, pelo alto risco de alterações fetais relacionadas ao uso da vacina, durante a gravidez
D
Para a profilaxia do tétano acidental, após a ocorrência de um ferimento, deve-se levar em consideração o estado do indivíduo e o tipo de ferimento
E
O tétano não é uma doença que pode ser transmitida de pessoa a pessoa, sendo, portanto, não contagiosa
Em relação ao sangramento uterino anormal (SUA):
Qual o FÁRMACO DE ESCOLHA para a prevenção primária da hemorragia digestiva alta por rotura de varizes esofagianas num paciente com hipertensão portal esquistossomótica?
Mulher de 52 anos, tabagista há 30 anos (6 cigarros/dia), com 60 Kg e 1,65 m, cujo pai era hipertenso, queixa-se de calorões e sudorese importante, nos últimos 6 meses, principalmente à noite, resultando em insônia e em dificuldade de reconciliar o sono. Relata que os ciclos menstruais tornaram-se irregulares com períodos de amenorreia e que a última menstruação ocorrera há 6 meses. Não apresenta outros sintomas e não faz uso de medicações. Referiu que pratica exercícios regularmente (4 vezes/semana com duração de 60 minutos) e mantém uma dieta saudável (não ingere leite, mas utiliza seus derivados diariamente). Ao exame físico, a pressão arterial era de 120/75 mmHg, o IMC, de 22,03 kg/m², e a circunferência abdominal, de 79 cm. As mamas não apresentavam particularidades, e o exame ginecológico revelou leve atrofia vaginal. Com base neste quadro, considerar as assertivas abaixo: I - A paciente encontra-se no climatério pré-menopáusico. II - Dosagem de hormônio foliculoestimulante (FSH) é mandatória para o diagnóstico e para a prescrição de tratamento adequado. III - Terapia hormonal com estradiol e progesterona pode ser uma opção de tratamento. É (São) correta (s) a (s) assertiva (s):
Em relação à obstrução arterial, considere as seguintes afirmativas: 1. Na embolia arterial aguda, a maior fonte de êmbolos é o coração. 2. Na embolia arterial aguda, geralmente o paciente relata claudicação intermitente prévia. 3. Oclusões trombóticas isoladas da artéria femoral geralmente não levam a quadros importantes de claudicação. 4. Em relação à claudicação intermitente, a distância da claudicação não se altera quando se mantém o mesmo ritmo da marcha tanto no aclive quanto no declive. 5. A anamnese e o exame clínico concluem com razoável precisão se o paciente sofreu embolia ou trombose aguda. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar