Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Com relação ao transplante de fígado, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Em pacientes com insuficiência hepática não relacionada com acetaminofen, a duração da icterícia por mais de 7 dias antes da encefalopatia é um indicador de mau prognóstico.
B
A presença de uma síndrome hepatopulmonar grave nos pacientes com insuficiência hepática crônica é uma contraindicação ao transplante.
C
Trombocitopenia é quase universal no pós-operatório dos receptores de transplante hepático e tende a ser pior no 3º e 4º dias após a cirurgia.
D
Trombose da veia porta é um evento mais frequente que a trombose da artéria hepática.
E
Embora as complicações biliares pós-operatórias sejam relativamente frequentes, a mortalidade relacionada a essa complicação é baixa.
Uma adolescente é atendida em um pronto-socorro, em estado geral grave. O médico plantonista constata diagnóstico de gravidez ectópica (tubárea) com hemorragia. A paciente evolui pra um quadro clínico de choque. Nesse caso, qual é a melhor conduta?
Paciente feminina, de 28 anos, relata ter percebido aparecimento de “nodulação no pescoço” há 4 meses, de crescimento progressivo e indolor. Ao se proceder ao exame, delimita-se, pela palpação da tireoide, um nódulo firme , de 3 cm de diâmetro aproximadamente, indolor à palpação. Dado esse quadro, qual exame complementar você escolheria levando em consideração seu maior poder de elucidação diagnóstica, sabendo que o TSH da paciente está normal?
Achados na Leucemia Linfoblástica Aguda que contribuem para que essa doença tenha evolução mais conturbada no adulto são, EXCETO:
Paciente de 59 anos, masculino, com aumento do volume abdominal procura pela primeira vez atendimento médico. Apresenta aumento lento e progressivo do volume abdominal há dois meses, associado à fadiga. Ao exame físico, o paciente encontra-se emagrecido, ictérico +/4, com aumento do volume abdominal e sinal de Piparotte positivo. Em relação à ascite que ocorre nesse caso, está INCORRETO afirmar que:
Compartilhar