Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Com relação ao tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Paciente com IMC > 40 ou IMC > 35 associado a comorbidades preenche critérios para cirurgia bariátrica.
B
Dependência de drogas e transtornos psiquiátricos severos são contraindicações ao tratamento cirúrgico da obesidade mórbida.
C
A abordagem do paciente obeso mórbido deve ser multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiras, nutricionistas e fisioterapeutas.
D
Nos procedimentos disabsortivos, deve-se realizar colecistectomia nos casos de colelitíase confirmada, já que seu aparecimento é raro nessa situação.
E
As técnicas que mostram melhores resultados em relação ao risco/benefício são as que associam o procedimento restritivo ao disabsortivo.
São medidas para o tratamento da hipercalemia, EXCETO:
Um lactente sadio, de quatro meses de idade, chega a um posto de saúde para atualizar seu calendário de vacinas. O mesmo recebeu apenas uma dose da vacina BCG e uma dose da vacina contra Hepatite B, ao nascer. De acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que vacinas devem ser administradas a esse lactente neste momento?
Você está de plantão em um pronto-socorro, para onde foi trazido um jovem de 29 anos, vítima de colisão moto-poste em alta velocidade, com capacete. O paciente se apresenta com hematoma periorbital bilateral, bastante agitado, cianótico, com rouquidão e dificuldade para se expressar. Há múltiplas lesões nos ossos da face e mandíbula, dentes quebrados e bastante sangue na cavidade oral. Foi administrado oxigênio sob máscara facial, com reservatório 12 L/min e a saturação de oxigênio é de 78%. Qual a conduta mais recomendável?
Recém-nascido com oito horas de vida, apresenta cianose universal intensa. Exame físico: Pulsos universalmente palpáveis; precórdio calmo; ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular em dois tempos, bulhas normofonéticas com B2 única, sem sopros. Radiografia de tórax: Hipofluxo pulmonar e coração de tamanho normal. Gasometria: Hipóxia grave com acidose metabólica. A conduta imediata, além de instituir oxigenioterapia e corrigir a acidose com bicarbonato, é prescrever:
Compartilhar