Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Reumatologia

Com relação ao tratamento da artrite reumatoide, é correto afirmar que:

A
o uso de drogas modificadoras de doença (DMARDs) deve ser reservado para pacientes com formas graves, que não respondem ao tratamento com anti-inflamatórios não hormonais e/ou corticoides.
B
os pacientes em uso de metotrexate devem ser submetidos à biopsia hepática a intervalos programados, pelo risco elevado de desenvolvimento de fibrose hepática.
C
os corticoides são essenciais na manutenção da remissão, devendo ser usados na menor dose possível para controle dos sintomas.
D
o consumo de álcool aumenta significativamente a toxicidade do metotrexate, sendo indicada abstinência alcoólica durante o tratamento.
Ana Lúcia comparece ao Ambulatório de Alto Risco da Universidade Federal de Juiz de Fora com 28 semanas de gestação. Não apresenta queixas, relata boa movimentação fetal e nega perda de sangue e de líquido amniótico pela genitália. A rotina (propedêutica) de primeiro trimestre foi realizada com 10 semanas e não mostrou anormalidades. Na consulta atual, a gestante trouxe os seguintes resultados da propedêutica solicitada no segundo trimestre: hemoglobina = 12,2 g/dl; hematócrito = 37,2%; leucometria = 8900/mm3; glicemia de jejum = 110 mg/dl; TS-50 g (50 g de dextrosol; 1 hora de duração) = 157 mg/dl; VDRL = não reator; EAS e urocultura = normais. Considerando os resultados destes exames, pode-se afirmar que:
Na estenose pilórica podemos afirmar que:
A infecção cervicovaginal pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) configura um dos principais cofatores na gênese do câncer dessa topografia. Qual alternativa contém afirmações VERDADEIRAS em relação ao Vírus?
Homem, 70 anos, tabagista, procura Pronto-Socorro com queixa de dor em membro inferior direito há meses, claudicação intermitente e diminuição progressiva da distância de deambulação. Exame físico: pulsos diminuídos na extremidade do membro inferior direito e frialdade. Deve-se:
Compartilhar