as lesões da coluna cervical são mais bem avaliadas com a radiografia simples na incidência póstero-anterior.
B
sempre devemos fazer radiografia de crânio.
C
o pneumotórax hipertensivo deve ser drenado com dreno calibroso em selo d´água de imediato.
D
quando o lavado peritoneal demonstra fibras alimentares, devemos fazer uma tomografia de abdômen para melhor avaliar a lesão.
E
no paciente instável hemodinamicamente, a fratura de bacia em “open book” tem prioridade de tratamento sobre uma laceração hepática grau II.
Outras questões
Mãe de paciente de 6 anos, masculino, procurou o otorrinolaringologista, encaminhada pelo pediatra, queixando-se que no último ano a criança vinha apresentando dificuldade de concentração na escola e queda do rendimento escolar. Tinha história ainda de roncos noturnos, respiração bucal de suplência e episódios de pausas respiratórias frequentes, durante o sono. Ao exame físico: fácies de respirador bucal. Otoscopia: OD = OE. Membrana timpânica opaca, retraída, com nível líquido e bolhas hidroaéreas. Tonsilas palatinas grau III. Exames complementares: Polissonografia: IAH: 10 eventos/h, SaO? mínima: 85%. Audiometria tonal: perda de audição condutiva bilateral, com diferença aereo-óssea média de 25 dB. Videonasofibroscopia: tonsila faríngea ocluindo 90% das coanas. Assinale a melhor conduta para o caso.
Uma criança de seis anos de idade, com retardo mental, apresenta diarreia, dor abdominal epigástrica de forte intensidade e flatulência. Há uma semana apresenta rash eritematopapular pruriginoso e sintomas asmatiformes. Qual a parasitose mais provável e o tratamento correspondente associado a esse quadro?
Bradicardia, hipersalivação, vômitos, diarreia, sudorese intensa e fasciculações são manifestações típicas da intoxicação por:
Paciente, 65 anos de idade, procura pronto-socorro com queixa de dor no pé esquerdo de início súbito há três dias, associada a esfriamento e palidez, com piora significativa da dor nas últimas horas. O paciente é hipertenso, em uso irregular de medicação, e tabagista de longa data. Possui história de claudicação intermitente para aproximadamente 100 metros. Ao exame, o membro encontra-se pálido e frio, com cianose móvel de artelhos. Pulso femoral presente bilateralmente. Poplíteo e distais ausentes, bilateralmente. O paciente possui diminuição da sensibilidade em terços médio e distal de pé esquerdo, e diminuição da mobilidade dos artelhos. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.