as lesões da coluna cervical são mais bem avaliadas com a radiografia simples na incidência póstero-anterior.
B
sempre devemos fazer radiografia de crânio.
C
o pneumotórax hipertensivo deve ser drenado com dreno calibroso em selo d´água de imediato.
D
quando o lavado peritoneal demonstra fibras alimentares, devemos fazer uma tomografia de abdômen para melhor avaliar a lesão.
E
no paciente instável hemodinamicamente, a fratura de bacia em “open book” tem prioridade de tratamento sobre uma laceração hepática grau II.
Outras questões
Em relação à cirurgia videolaparoscópica, é correto afirmar:
Uma adolescente de 15 anos apresenta episódios intermitentes de cefaleia há três anos. A dor é hemicrania, ora direita ora esquerda, tipo latejante, de moderada a forte intensidade, associada à náuseas, vômitos, fonofobia e fotofobia. Precedendo as crises, ela refere parestesias em face e mãos, associadas à escotomas cintilantes. As crises duram em média cinco horas e melhoram com uso de paracetamol. O exame neurológico é normal. As crises ocorrem duas vezes por mês, próximo ao período de provas escolares. O diagnóstico, nesse caso, é:
Um paciente de 36 anos que pesa 60 kg dá entrada no Pronto Socorro com queimaduras em 50% da superfície da área corporal total. Usando-se, para esse paciente, a fórmula de Parkland, a quantidade de Ringer Lactato que deve ser administrada, nas primeiras oito horas, é:
Uma mulher de 20 anos vítima de um acidente de carro, com capotamento e incêndio no compartimento do motor, estava usando cinto de segurança, por isso não sofreu fraturas ou trauma abdominal; apenas uma queimadura de terceiro grau, em faixa circunferencial, na perna esquerda. Após seis horas de observação, queixa-se de dormência e dor no pé esquerdo. Ao exame, o pulso pedioso esquerdo apresenta amplitude diminuída. Nesse caso, a conduta mais adequada é