Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Com relação ao trauma abdominal, é correto dizer:

A
a ultrassonografia é método diagnóstico de excelência em trauma.
B
as lesões duodenopancreáticas são raramente tratadas com pancreatoduodenectomia.
C
a ultrassonografia define precocemente lesão intestinal quando comparado ao lavado peritoneal diagnóstico.
D
os hematomas retroperitoneais de zona II são em sua maioria tratados cirurgicamente.
E
a radiografia é o melhor exame para avaliar lesão diafragmática.
As fraturas osteoporóticas mais comuns são as:
Um paciente relata história de sangramento vermelho vivo às evacuações, sem dor. Refere sensação de exteriorização de massa pelo ânus durante o esforço evacuatório, que reduz espontaneamente. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é:
Menino de 1 ano que sofrera uma queda em andador foi trazido à emergência. A mãe relatou não ter havido perda de consciência, mas logo após o acidente ocorreram vários episódios de vômito e sonolência intercalados com quadro de agitação. À admissão, a criança encontrava-se em Glasgow 13, com pupilas isocóricas e fotorreagentes e com hematoma frontal. Não apresentava sinais de outros traumas associados nem deficit motor focal. Qual a conduta inicial mais adequada?
Trabalhadores de um frigorífico de bovinos, que utilizam força no manuseio de facões e mantêm os braços elevados acima do nível dos ombros, têm procurado o serviço médico por dores osteomusculares. O trabalho é executado em pé e a jornada diária atinge até 10 horas. Queixam-se comumente de dor intermitente na região dos ombros que piora com a elevação dos braços e dificuldades na abdução, na rotação externa e na manutenção dos braços elevados. O quadro clínico mais provável é:
Compartilhar