Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Com relação ao tromboembolismo venoso (TEV), assinale a alternativa INCORRETA:

A
Trombolíticos sistêmicos podem ser usados em pacientes com embolia pulmonar maciça se não houver contraindicação.
B
Medidas não farmacológicas podem ser úteis na profilaxia de pacientes com sangramento ativo.
C
Um filtro de veia cava está indicado nos pacientes com embolia pulmonar e sangramento ativo.
D
A medida do D-dímero é de alto valor preditivo negativo no TEV.
E
As heparinas de baixo peso molecular são nitidamente mais eficazes do que a heparina não fracionada para o tratamento da embolia pulmonar.
Criança com 10 meses de idade vem à consulta por apresentar lesões de pele. Ao exame físico, observam-se eczema de couro cabeludo, lesões vinhosas difusas puntiformes incluindo palma das mãos e plantas dos pés, icterícia de pele e escleróticas e hepatoesplenomegalia. A principal hipótese diagnóstica é:
Lactente de 5 meses submetido a shunt ventriculoperitoneal há 2 meses por hidrocefalia evolui com quadro de meningite bacteriana. Liquor evidenciando leucócitos = 120, polimorfonucleares = 98%, glicose = 35 mg/dl, proteína = 110 mg/dl, Gram = cocos gram-positivos. Os agentes etiológicos mais prováveis para o caso são:
Deslocamento para baixo da valva tricúspide anormal para dentro do ventrículo direito, dividindo-o em duas partes. De qual cardiopatia é essa descrição?
Um homem de 66 anos chega à emergência referindo início súbito de náuseas, vômitos, tontura e falta de firmeza nos pés. Relata vários episódios semelhantes nos últimos 2 meses, com duração de poucas horas. Tem história de HAS, hiperlipidemia, doença coronariana e tabagismo. Qual a principal hipótese diagnóstica desse paciente?
Compartilhar