Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Com relação ao uso de inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Podem causar hipotensão, mas principalmente em pacientes com pressão arterial normal ou baixa, o que requer titulação lenta das doses.
B
A hiponatremia é um indicador de ativação no sistema renina-angiotensina-aldosterona.
C
As doses devem ser tituladas em até 3 meses: captopril até 50 mg 3 vezes ao dia, enalapril até 10 mg 2 vezes ao dia, lisinopril até 40 mg ao dia.
D
Alguns pacientes apresentam elevação de creatinina e potássio, mas tendem a estabilizar, e não é obrigatória a suspensão, mesmo com níveis de creatinina em torno de 2.
Marque a alternativa com a hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito abaixo: O paciente é um homem de 58 anos que está internado em um hospital geral para uma cirurgia de hérnia inguinal. Encontra-se em bom estado geral. O exame físico é normal, exceto por alguns nódulos em região cervical, 1 x 1 cm, indolores, não aderidos a planos profundos. O Ht: 42%; plaquetas: 335.000/mm³; leucócitos: 50.000/mm³; granulócitos: 4%; monócitos: 1%; linfócitos: 95%.
A síndrome caracterizada pela hemissecção medular, levando à perda da sensibilidade dolorosa e térmica contralateral e da função motora ipsilateral:
Em relação à eficácia dos medicamentos antidepressivos, pode-se dizer que os:
Recém-nascido a termo, pequeno para idade gestacional, baixo peso, nasceu de parto cesárea, com apgar 5 e 8, peso de 1600 g, HTº 65%, PCR negativo. Evoluiu com desconforto respiratório leve, porém persistente, com crises de cianose, hipoglicemia persistente e icterícia precoce, além de irregularidade na absorção das dietas. A hipótese diagnóstica para esse recém-nascido é:
Compartilhar