Com relação ao uso de inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Podem causar hipotensão, mas principalmente em pacientes com pressão arterial normal ou baixa, o que requer titulação lenta das doses.
B
A hiponatremia é um indicador de ativação no sistema renina-angiotensina-aldosterona.
C
As doses devem ser tituladas em até 3 meses: captopril até 50 mg 3 vezes ao dia, enalapril até 10 mg 2 vezes ao dia, lisinopril até 40 mg ao dia.
D
Alguns pacientes apresentam elevação de creatinina e potássio, mas tendem a estabilizar, e não é obrigatória a suspensão, mesmo com níveis de creatinina em torno de 2.
Outras questões
Homem de 19 anos com história prévia de otite média aguda recorrente apresenta-se com otorréia crônica sem otalgia. Ao exame físico, evidencia-se perfuração da membrana timpânica. Em relação a esta afecção, assinale a alternativa ERRADA:
Paciente do sexo feminino apresenta desde o nascimento fístula em região pré-auricular que tem resolução espontânea. Atualmente com 15 anos de idade, apresenta tumoração pré-tragal com pequeno orifício. O diagnóstico e a principal preocupação do cirurgião durante o tratamento definitivo do quadro clínico em questão, são, respectivamente,
Paciente do gênero masculino, 65 anos, deu entrada no pronto-socorro queixando-se de dor abdominal de forte intensidade, com início súbito há cerca de 4 horas. Ao exame físico apresentava-se lúcido, hipocorado, FC: 120bpm e PA 80/50 mmHg. O abdome estava doloroso e apresentava massa expansível medindo cerca de 7cm de diâmetro localizada em região epigástrica/mesogástrica. A diurese estava protraída. Foi realizada angiotomografia na sala de emergência, que confirmou a presença de aneurisma de aorta infrarrenal, com hematoma periaórtico. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta para o caso.
A localização mais frequente de origem da epistaxe em indivíduos previamente hígidos é: