Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Com relação ao uso de inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Podem causar hipotensão, mas principalmente em pacientes com pressão arterial normal ou baixa, o que requer titulação lenta das doses.
B
A hiponatremia é um indicador de ativação no sistema renina-angiotensina-aldosterona.
C
As doses devem ser tituladas em até 3 meses: captopril até 50 mg 3 vezes ao dia, enalapril até 10 mg 2 vezes ao dia, lisinopril até 40 mg ao dia.
D
Alguns pacientes apresentam elevação de creatinina e potássio, mas tendem a estabilizar, e não é obrigatória a suspensão, mesmo com níveis de creatinina em torno de 2.
Uma adolescente com quadro sugestivo de infecção viral desenvolve icterícia. Na avaliação laboratorial foram evidenciados hiperbilirrubina indireta, discreta anemia com reticulocitose e a presença de esferócitos no sangue periférico. O teste que melhor diferencia a esferocitose hereditária de anemia hemolítica autoimune é:
Sobre a Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é correto afirmar que:
Mulher, com 19 semanas de gestação chega à maternidade com um quadro de abortamento em curso. Houve expulsão de um feto de 350 g, 18 cm, apresentando movimentos respiratórios e batimento do cordão umbilical. Após 30 minutos, constatou-se o óbito do feto. Qual (is) documento (s) deve (m) ser emitido (s) pelo médico obrigatoriamente?
Para uma gestante portadora da infecção pelo HIV em seguimento pré-natal, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar