Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Com relação ao uso de anticoagulantes orais, como a Warfarina, é CORRETO afirmar o seguinte, EXCETO:

A
Agem carboxilando resíduos de y glutamil dos fatores de coagulação de interesse no caso.
B
Sangramentos importantes e perigosos estão presentes quanto mais elevado estiver o RNI.
C
O seu efeito pode ser potencializado por medicamentos, excesso de uso de álcool e deficiência concomitante de Vitamina K alimentar.
D
Agem nos fatores V-VIII-XIII e XII.
E
O sangramento pode ser grave ou oculto e pode mascarar a presença de lesões patológicas digestivas.
Em relação ao diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio, é correto afirmar:
No diagnóstico de uma paciente jovem, que se apresenta no serviço de emergência com dor abdominal, assinale a alternativa que indica a situação na qual o hemograma não pode contribuir.
Sobre trauma no sistema genitourinário, assinale a alternativa correta:
Considere uma paciente feminina, 60 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva há 3 dias, com choque séptico em pós-operatório de colectomia à Hartmann por peritonite fecal por diverticulite. Recebe antibioticoterapia, está em ventilação mecânica, com instabilidade hemodinâmica. O balanço hídrico acumulado dos 3 dias é 16.000 ml. Apresentava boa diurese, porém, há 6 horas, está anúrica. A sonda vesical não está obstruída. Qual das seguintes condutas é mais adequada?
Compartilhar