Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Com relação ao uso de anticoagulantes orais, como a Warfarina, é CORRETO afirmar o seguinte, EXCETO:

A
Agem carboxilando resíduos de y glutamil dos fatores de coagulação de interesse no caso.
B
Sangramentos importantes e perigosos estão presentes quanto mais elevado estiver o RNI.
C
O seu efeito pode ser potencializado por medicamentos, excesso de uso de álcool e deficiência concomitante de Vitamina K alimentar.
D
Agem nos fatores V-VIII-XIII e XII.
E
O sangramento pode ser grave ou oculto e pode mascarar a presença de lesões patológicas digestivas.
Paciente de 22 anos, atleta, operado de fratura de diáfise de fêmur há dois dias, apresenta dispneia intensa, confusão mental, petéquias conjuntivais. A causa mais provável do quadro seria:
Qual dos sintomas abaixo é necessário para o diagnóstico de depressão?
Na triagem de atendimento hospitalar em um serviço de Trauma, qual dos pacientes abaixo é prioritário, considerando que há recursos suficientes para o atendimento adequado de todos?
Marina, 17 anos de idade, há 5 semanas vem apresentando humor deprimido e crises de choro ocasionais. Nega alterações do apetite, do sono ou da concentração. Tem ficado mais em casa, com menos vontade de sair. Nega pensamento de morte. Atribui seus sintomas depressivos ao fato de ter sido reprovada em duas matérias no colégio, motivo pelo qual terá que repetir de ano. Sente-se culpada, pois acha que sua reprovação é uma vergonha para a família. Devido ao seu mau desempenho na escola, pegou emprestados livros na biblioteca referentes às matérias em que foi reprovada e já começou a estudar mesmo antes de iniciadas as aulas. Sua mãe está preocupada com seu quadro depressivo e orientou que ela fosse à consulta na Clínica da Família. A intervenção mais adequada a ser feita pelo médico de família e comunidade é:
Compartilhar