Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Com relação ao uso de inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Podem causar hipotensão, mas principalmente em pacientes com pressão arterial normal ou baixa, o que requer titulação lenta das doses.
B
A hiponatremia é um indicador de ativação no sistema renina-angiotensina-aldosterona.
C
As doses devem ser tituladas em até 3 meses: captopril até 50 mg 3 vezes ao dia, enalapril até 10 mg 2 vezes ao dia, lisinopril até 40 mg ao dia.
D
Alguns pacientes apresentam elevação de creatinina e potássio, mas tendem a estabilizar, e não é obrigatória a suspensão, mesmo com níveis de creatinina em torno de 2.
Dentre as pacientes que procuram os ambulatórios de Doenças Sexualmente Transmissíveis, é comum ter de fazer a distinção entre úlcera genital da sífilis primária e do cancro mole. O diagnóstico diferencial, com bases clínicas, pode ser feito adotando as seguintes observações:
Uma mulher de 70 anos é acompanhada há 6 semanas por dor contínua na cintura escapular e ombros, sem fatores de melhora ou piora. Recebeu analgésicos comuns e anti-inflamatórios não hormonais sem alívio dos sintomas. Os seus exames mostram Hb = 11,8 g/dl, leucócitos = 6400/mm³, sem desvio, plaquetas = 330 000/mm³, glicemia = 94 mg/dl, creatinina = 0,9 mg/dl, sódio, potássio e urina tipo I normais, VHS = 82 mm/1ª hora, FAN negativo e Fator Reumatoide positivo em título baixo. O médico deve:
Em relação à hiperplasia prostática benigna (HPB) qual alternativa está correta?
Uma menina de 10 anos, com diagnóstico de obesidade moderada, sem outros fatores de risco para doença cardiovascular, apresentou glicemia = 90 mg/dl, colesterol total = 251 mg/dl, HDL - colesterol = 30 mg/dl, LDL - colesterol = 195 mg/dl, VLDL - colesterol = 26 mg/dl e triglicerídeos = 130 mg/dl. Os exames foram repetidos após duas semanas, com resultados semelhantes. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para a abordagem terapêutica inicial para esta criança é, além de programa de atividade física, dieta com as seguintes características:
Compartilhar