Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Com relação ao uso de anticoagulantes orais, como a Warfarina, é CORRETO afirmar o seguinte, EXCETO:

A
Agem carboxilando resíduos de y glutamil dos fatores de coagulação de interesse no caso.
B
Sangramentos importantes e perigosos estão presentes quanto mais elevado estiver o RNI.
C
O seu efeito pode ser potencializado por medicamentos, excesso de uso de álcool e deficiência concomitante de Vitamina K alimentar.
D
Agem nos fatores V-VIII-XIII e XII.
E
O sangramento pode ser grave ou oculto e pode mascarar a presença de lesões patológicas digestivas.
Qual(is) afirmação(ões) abaixo está(ão) CORRETA(S)? I. O aumento da resposta muscular com a estimulação repetitiva do nervo é característica da miastenia gravis. II. Lesão degenerativa de disco lombar mais frequentemente ocorre no nível L3-L4. III. A neuralgia do trigêmeo é caracterizada por paroxismos de intensa dor na face, com duração usual de 10 a 15 minutos. IV. Diante do seguinte quadro: cinco ataques de cefaleia unilateral, pulsátil, com intensidade de moderada para grave, que piora com atividade física e dura entre 4 a 72 horas, com náusea, ou vômito, ou fotofobia, faz-se o diagnóstico de migrânea sem aura. V. As alterações cognitivas dos pacientes com doença de Alzheimer tendem a seguir um padrão característico, começando com comprometimento da memória recente, que se estende para a linguagem e déficits visuoespaciais, mas, em 20% dos casos, na apresentação, não há comprometimento de memória, e sim dificuldade para encontrar as palavras e dificuldade de organização.
No planejamento do suporte nutricional dos pacientes hospitalizados, é adequado determinar a quantidade de calorias a administrar por dia, através da equação de Harris-Benedict. Outra alternativa é:
Homem, 60 anos, submetido à gastrectomia subtotal com linfadenectomia D2 e reconstrução do trânsito através de gastrojejunostomia em y de Roux. A profilaxia antibiótica recomendada é:
Homem idoso (72 anos) é internado por dor retroesternal, supradesnível de ST em D1, AVL, V5 e V6, troponina sérica elevada e hemoglobina de 8 g%. Dentre as citadas, indique a melhor opção terapêutica:
Compartilhar